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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Aprendizagens de um grupo de futuros(as) professores(as) de química na elaboração de conteúdos pedagógicos digitais: em face dos caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639 de 2003
metadata.dc.creator: Pinheiro, Juliano Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Rejane Maria Ghisolfi da
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues Filho, Guimes
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Dagoberto José
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo analisar e identificar quais (e de que natureza) foram as aprendizagens de um grupo de 4 alunos, estudantes de um curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Federal em Minas Gerais, envolvidos na produção de conteúdos digitais (Objetos de Aprendizagem), do projeto RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação). Tal produção envolveu o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem de Química tendo como base a História da África e Cultura Afro- Brasileira com o intuito de implementação da Lei 10.639/03. O trabalho se insere na perspectiva de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. Como técnicas para construção de dados foram utilizadas a aplicação de questionários, observação e gravação em áudio digital das reuniões realizadas com o grupo de alunos para discussão das etapas de produção dos Objetos de Aprendizagem, bem como a análise dos documentos produzidos por eles (design pedagógico e roteiro). De acordo com as análises dos dados construídos, foi possível perceber que a tentativa de implementação da legislação no ensino de Química possibilitou fomentar o diálogo entre as diferenças, questionar discursos que reforçam as discriminações e os estereótipos, tencionar conteúdos préestabelecidos, instituir um processo de constituição de professores sensíveis a diversidade cultural e capazes de (re)criar práticas alternativas que articulem os conhecimentos químicos e o olhar sobre as africanidades; respeito pelas diversas culturas e compreender as especificidades e a complexidade do tratamento da temática como eixo configurador de uma proposta de ensino e aprendizagem para o ensino de Química. Trabalhar na perspectiva da diversidade étnico-racial de forma positiva implicou em revogar o espontaneísmo pseudodidático gerado pela falta de planejamento e a manutenção ideológica de que a contribuição do negro para a sociedade brasileira foi somente como mão de obra escrava.
Abstract: This study aimed to analyse and identify the learnings (and the kinds of learnings) of a group of four students of a Chemistry Teaching Degree course from a Federal University in Minas Gerais, involved in the production of digital contents (Learning Objects) from the project RIVED (Virtual Interactive Network of Education). This production involved the development of Chemistry Learning Objects having as a basis the History of Africa and Afro-Brazilian Culture with the purpose of implementing the Law 10.639/03. This study is inserted in the perspective of a qualitative research, characterized as a case study. The techniques used for the construction of data were application of questionnaires, observation and recording of digital audio in the meetings held with the group of students for discussing the production stages of the Learning Objects and the analysis of the documents produced by them (pedagogical design and guideline). According to the analysis of the constructed data we could notice that the attempt to implement the legislation in Chemistry teaching could foster the dialogue among differences; could question speeches that reinforce discriminations and stereotypes; tense up pre-established contents; institute a process of formation of teachers sensible to cultural diversity and able to (re)create alternative practices that articulate the chemical knowledge and the view on the africanities; respect the several and different cultures and understand the specificities and the complexity in treating the theme as a configurator axis of a purpose of a teaching and learning process for the Chemistry teaching. Working in the perspective of ethnic-racial diversity in a positive way implied in repealing the pseudo-didactic spontaneism generated by the lack of planning and the ideological maintenance that the black contribution to Brazilian society was just as slave labor.
Keywords: Química
África
Aprendizagens para docência
Chemistry
Africa
Learnings for teaching
Professores de química Formação
Química - Estudo e ensino
África - História
Discriminação na educação
Tecnologia educacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas e da Terra
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Química
Citation: PINHEIRO, Juliano Soares. Aprendizagens de um grupo de futuros(as) professores(as) de química na elaboração de conteúdos pedagógicos digitais: em face dos caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639 de 2003. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17301
Issue Date: 18-Feb-2009
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Química

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