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dc.creatorMoreira, Eduardo Antonio
dc.date.accessioned2016-06-22T18:48:12Z-
dc.date.available2008-12-18
dc.date.available2016-06-22T18:48:12Z-
dc.date.issued2007-05-30
dc.identifier.citationMOREIRA, Eduardo Antonio. Memória de trabalho e atenção dividida : um estudo do processamento de frases. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17273-
dc.description.abstractThe present study had as an objective the analysis of the role of attention in the encoding of sentences and stories based on the working memory model and the Hebb Effect paradigm. The study tried to determine whether there were significant differences between of immediate serial recall in the presence or absence of an attentional concurrent task. The work hypothesis was that attention would act differently in the processing of sentences and stories. 40 students, 18 years or older, participated on the study. The results indicate that attention is primordial for the processing of sentences, but as far as stories go, the processing is done in a relatively automatic way, with little use of attention. The best support for long-term memory for the processing of the stories occurs in an automatic way. The study of the Hebb effect showed that learning occurred in a more efficient way with the stories. As far as the theoretical models, the data match the concept of the Episodic Buffer proposed by Baddeley (2000) and to the Embedded-Processes Model proposed by Cowan (1999).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMemória de trabalhopor
dc.subjectAtenção divididapor
dc.subjectEfeito Hebbpor
dc.subjectProcessamento automático e controladopor
dc.subjectMemória de longo prazopor
dc.subjectWorking Memoryeng
dc.subjectDivided attentioneng
dc.subjectHebb effecteng
dc.subjectAutomatic and controlled processeseng
dc.subjectLong-term Memoryeng
dc.subjectMemóriapor
dc.titleMemória de trabalho e atenção dividida : um estudo do processamento de frasespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lopes, Ederaldo Jose
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784575E8por
dc.contributor.referee1Jesus, Osvaldo Freitas de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787932E9por
dc.contributor.referee2Lopes, Renata Ferrarez Fernandes
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797423D6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4180811T5por
dc.description.degreenameMestre em Psicologia Aplicadapor
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar o papel da atenção no processamento de frases à luz do conceito de Memória de Trabalho e do paradigma do Efeito Hebb. Buscouse verificar se existiam diferenças significativas entre provas de recordação imediata serial quando da presença ou não de uma tarefa concorrente atencional. A hipótese de trabalho foi que a atenção atuaria de maneira diferenciada no processamento das frases quando estas possuíam ou não relação de significado entre si. Participaram do estudo 40 estudantes, todos com idade acima de 18 anos. Os resultados apontam que a atenção é primordial ao processamento das seqüências de frases sem relação de significado entre si, mas que para aquelas com relação de significado, o processamento é feito de forma relativamente automática, com pouco uso da atenção. O maior suporte da memória de longo prazo ao processamento das seqüências de frases com relação de significado entre si ocorre de forma automática. O estudo do Efeito Hebb mostrou que o aprendizado ocorre de maneira mais eficiente nas seqüências de frases com significado. No que tange aos modelos teóricos, os dados vão de encontro ao conceito de funcionamento do buffer episódico proposto por Baddeley (2000) e ao processamento de informações proposto por Cowan (1999).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81766592-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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