Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17269
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Representações sociais de família para um grupo de professoras do ensino fundamental da cidade de Araguari-MG |
Author: | Silva, Ana Lucia Costa e |
First Advisor: | Cunha, Claudia Araujo da |
Summary: | Acreditando-se que o professor tem um papel fundamental na formação do indivíduo, tornouse relevante conhecer quais as representações acerca de família, que permeiam seu pensamento para que se possa ter uma melhor compreensão de sua ação docente. Esse estudo teve como objetivo identificar as representações sociais de um grupo de professoras do ensino fundamental acerca da temática família, a partir de quatro situações denominadas situações rotineiras . As situações foram apresentadas a 16 professoras das quatro séries iniciais, do ensino fundamental, que atuam como regentes nas escolas municipais da cidade de Araguari- MG, e puderam ser identificadas como: situação cotidiana escolar, situação notícia, letra da música Família do grupo Titãs e Álbum das Famílias, elaborado a partir de recortes de revistas e jornais. As situações foram aplicadas na escola onde as professoras atuavam, durante o horário de módulo das mesmas, para que pudessem ler os instrumentos e procederem à sua resposta. O resultado obtido com a utilização dos quatro instrumentos citados possibilitou, justamente em virtude de oferecerem linguagens diferenciadas, que as representações sociais de família para esse grupo de professoras fosse conhecido e que concluíssemos que são poucas as professoras que conseguiram perceber as organizações familiares diferentes que se fazem presentes em nosso contexto, enquanto a maioria ainda visualiza a família tradicional como padrão de comportamento familiar a ser seguido. Sugere-se, a partir dos dados obtidos com a realização da pesquisa, uma reflexão a respeito de uma reestruturação nos cursos de formação docente para que as professoras consigam se tornar mais críticas em relação à sua prática pedagógica. Acredita-se que essa pesquisa abre caminhos para que o tema família seja abordado e discutido sob outros vértices, como a Sociologia, Antropologia, e ainda dentro da própria Psicologia, bem como oferece suporte para a realização de projeto de intervenção psicoeducacional capaz de mobilizar e sensibilizar as professoras para que possam rever sua atuação pedagógica, tomando o conhecimento acerca da dinâmica familiar de seus alunos como ponto de referência para seu trabalho em sala de aula. |
Abstract: | Giving credit itself that the professor has a basic paper in the formation of the individual, one became excellent to know which are the representations concerning family, that its thought so that if it can have one better understanding of its teaching action. This study it had as objective to identify the social representations of a group of teachers of basic education concerning the thematic family, from four called situations "routine situations". The situations had been presented the 16 teachers of the four initial series, basic education, that act as regents in the municipal schools of the city of Araguari-MG, and could have been identified as: pertaining to school daily situation, situation notice, letter of music "Family" of the group Titãs and Álbum of the Families, elaborated from clippings of magazines and periodicals. The situations had been applied in the school where the teachers acted, during the schedule of module of the same ones, so that they could read the instruments and proceed to its reply. The result gotten with the use of the four cited instruments made possible, exactly in virtue to offer differentiated languages, that the social representations of family for this group of teachers were known and that we concluded that the teachers are few who had obtained to perceive the different familiar organizations that if make gifts in our context, while the majority still visualizes the family traditional as standard of familiar behavior to be followed. It is suggested, from the data gotten with the accomplishment of the research, a reflection regarding a reorganization in the courses of teaching formation so that the teachers obtain to become more critical in relation pedagogical practical its. One gives credit that this research opens ways so that the subject family boarded and is argued under other vertices, as Sociology, Anthropology, and still inside of proper Psychology, as well as it offers support for the accomplishment of project of intervention capable to mobilize and to sensetize the teachers so that they can review its performance pedagogical, taking the knowledge concerning the familiar dynamics of its pupils as control point for its work in classroom. |
Keywords: | Representações sociais Organizações familiares Família Professoras Social representations Familiar organizations Family Teachers Psicologia aplicada Ensino fundamental - Araguari (MG) |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Quote: | SILVA, Ana Lucia Costa e. Representações sociais de família para um grupo de professoras do ensino fundamental da cidade de Araguari-MG. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17269 |
Date of defense: | 19-Jun-2005 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACSilvaDISSPRT1.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | View/Open | |
ACSilvaDISSPRT2.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.