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dc.creatorSieiro, Aline Accioly-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:48:03Z-
dc.date.available2013-12-13-
dc.date.available2016-06-22T18:48:03Z-
dc.date.issued2013-05-06-
dc.identifier.citationSIEIRO, Aline Accioly. Impasses concerning the subjective constitution of children with congenital blindness. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.247por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17200-
dc.description.abstractThe social movement of Inclusion has become very powerful lately. Having its focus in inclusive processes occurred from functional adaptations in a pre established way, its emphasis has been kept on the impairment itself instead of on the subject whose deficiency becomes just something to be analyzed. This relational rigidity results in a social discourse that understands children through given signifiers considering their deficiency first and it makes difficult a subject of desire to appear as someone other then ones deficiency. Thus, having in mind the psychoanalytical method and theory, specially that one discussed by Lacan, we aim at questioning issues concerning to visual impairment within the subjective constitution of a child. Taking into account that the subjective assumption occurs in a process through which the Other is a supporting basis, we approach some fundamental concepts about subjective constitution which can be the basis for articulating the tension related to the subject and the Other in this process. Finally we aim at puzzling a possible emergence of a subject when one is marked by a visual impairment in his or her body (of language).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectConstituição subjetivapor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectClínica da infânciapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectBlindnesseng
dc.subjectSubjective constitutioneng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectChildhood psychlogical careeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectCrianças - Deficiência visual - Psicanálisepor
dc.subjectCrianças - Deficiência visual congênitapor
dc.subjectCrianças - Deficiência visual - Inclusãopor
dc.titleImpasses na constituição subjetiva de crianças com deficiência visual congênitapor
dc.title.alternativeImpasses concerning the subjective constitution of children with congenital blindnesseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paravidini, João Luiz Leitão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772134H5por
dc.contributor.referee1Vorcaro, ângela Maria Resende-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727329T5por
dc.contributor.referee2Kyrillos Neto, Fuad-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770398Y5por
dc.contributor.referee3Freire, Joyce Marly Gonçalves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792169A0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4281405U8por
dc.description.degreenameMestre em Psicologia Aplicadapor
dc.description.resumoO movimento social de inclusão ganhou força nos últimos anos. Com foco nos processos inclusivos, realizados a partir de adaptações funcionais de forma pré-estabelecida, a ênfase permanece na deficiência e não no sujeito, cuja deficiência é apenas um fator de análise. Essa rigidez relacional resulta em um discurso social que toma a criança pelos significantes que lhe são dados a partir de sua deficiência, o que dificulta o surgimento de um sujeito de desejo que está para além da deficiência que possui. Desse modo, em função do método e da teoria psicanalítica, em especial daquela articulada por Jacques Lacan, objetivamos por em questão os impasses decorrentes da presença de uma deficiência visual na constituição subjetiva de uma criança. Levando em conta que a assunção subjetiva se dá num processo que se faz apoiado no Outro, retomamos conceitos fundamentais sobre a constituição subjetiva que possam servir de base para articular a tensão sujeito e Outro nesse processo, tendo como objetivo final a problematização de uma possível emergência de um sujeito quando marcado por uma deficiência visual em seu corpo (de linguagem).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.247-
dc.orcid.putcode81766554-
dc.crossref.doibatchide72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804-
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