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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17200
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Sieiro, Aline Accioly | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:48:03Z | - |
dc.date.available | 2013-12-13 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:48:03Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-06 | - |
dc.identifier.citation | SIEIRO, Aline Accioly. Impasses concerning the subjective constitution of children with congenital blindness. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.247 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17200 | - |
dc.description.abstract | The social movement of Inclusion has become very powerful lately. Having its focus in inclusive processes occurred from functional adaptations in a pre established way, its emphasis has been kept on the impairment itself instead of on the subject whose deficiency becomes just something to be analyzed. This relational rigidity results in a social discourse that understands children through given signifiers considering their deficiency first and it makes difficult a subject of desire to appear as someone other then ones deficiency. Thus, having in mind the psychoanalytical method and theory, specially that one discussed by Lacan, we aim at questioning issues concerning to visual impairment within the subjective constitution of a child. Taking into account that the subjective assumption occurs in a process through which the Other is a supporting basis, we approach some fundamental concepts about subjective constitution which can be the basis for articulating the tension related to the subject and the Other in this process. Finally we aim at puzzling a possible emergence of a subject when one is marked by a visual impairment in his or her body (of language). | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.subject | Constituição subjetiva | por |
dc.subject | Psicanálise | por |
dc.subject | Clínica da infância | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Blindness | eng |
dc.subject | Subjective constitution | eng |
dc.subject | Psychoanalysis | eng |
dc.subject | Childhood psychlogical care | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Crianças - Deficiência visual - Psicanálise | por |
dc.subject | Crianças - Deficiência visual congênita | por |
dc.subject | Crianças - Deficiência visual - Inclusão | por |
dc.title | Impasses na constituição subjetiva de crianças com deficiência visual congênita | por |
dc.title.alternative | Impasses concerning the subjective constitution of children with congenital blindness | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Paravidini, João Luiz Leitão | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772134H5 | por |
dc.contributor.referee1 | Vorcaro, ângela Maria Resende | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727329T5 | por |
dc.contributor.referee2 | Kyrillos Neto, Fuad | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770398Y5 | por |
dc.contributor.referee3 | Freire, Joyce Marly Gonçalves | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792169A0 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4281405U8 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Psicologia Aplicada | por |
dc.description.resumo | O movimento social de inclusão ganhou força nos últimos anos. Com foco nos processos inclusivos, realizados a partir de adaptações funcionais de forma pré-estabelecida, a ênfase permanece na deficiência e não no sujeito, cuja deficiência é apenas um fator de análise. Essa rigidez relacional resulta em um discurso social que toma a criança pelos significantes que lhe são dados a partir de sua deficiência, o que dificulta o surgimento de um sujeito de desejo que está para além da deficiência que possui. Desse modo, em função do método e da teoria psicanalítica, em especial daquela articulada por Jacques Lacan, objetivamos por em questão os impasses decorrentes da presença de uma deficiência visual na constituição subjetiva de uma criança. Levando em conta que a assunção subjetiva se dá num processo que se faz apoiado no Outro, retomamos conceitos fundamentais sobre a constituição subjetiva que possam servir de base para articular a tensão sujeito e Outro nesse processo, tendo como objetivo final a problematização de uma possível emergência de um sujeito quando marcado por uma deficiência visual em seu corpo (de linguagem). | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Psicologia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.247 | - |
dc.orcid.putcode | 81766554 | - |
dc.crossref.doibatchid | e72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
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