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dc.creatorFerreira, Leonardo Carrijo-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:48:01Z-
dc.date.available2013-03-28-
dc.date.available2016-06-22T18:48:01Z-
dc.date.issued2013-11-30-
dc.identifier.citationFERREIRA, Leonardo Carrijo. A presença de Kierkegaard na Luz de Inverno de Bergman. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.343por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17182-
dc.description.abstractAn examination of the fears and anxieties concerning the film Winter Light by filmmaker, Ingmar Bergman, has led to research in unexplored fields of the subjective universe. Kierkegaard was reviewed, not only because of his background in philosophy but essentially due to his existential peculiarities, his religious conflicts and mainly because of his great anxiety. Since Bergman s life is intrinsically related to Kierkegaard s the existential field of which anxiety is a human condition was considered interesting for analysis and attempts were made to describe its possible overcoming. Kierkegaard s concepts and thoughts can be found intertwined in every line and in every shooting of Winter Light\" by means of the rich dialogs constructed by Bergman. Kierkegaard s work promotes a meeting of the individual with his self in which despair is the key to overcoming anxiety. The silence of the world, of the self and of God are key factors in the individual s grasp of eternity.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAngústiapor
dc.subjectBergmanpor
dc.subjectKierkegaardpor
dc.subjectLuz de invernopor
dc.subjectAnxietyeng
dc.subjectBergmaneng
dc.subjectKierkegaardeng
dc.subjectWinter Lighteng
dc.subjectBergman, Ingrid, 1915-1982 - Luz do invernopor
dc.subjectCrítica e interpretaçãopor
dc.subjectKierkegaard, Søren, 1813-1855 - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleA presença de Kierkegaard na Luz de Inverno de Bergmanpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Próchno, Caio César Souza Camargo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782836Y9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4486451Z6por
dc.description.degreenameMestre em Psicologia Aplicadapor
dc.description.resumoUm olhar para os medos e as angústias concernentes ao filme Luz de Inverno do cineasta Ingmar Bergman direcionaram a pesquisa por campos inexplorados do universo subjetivo. Para tanto, escolheu-se Kierkegaard, não apenas enquanto fundamentação filosófica, mas essencialmente devido às suas particularidades vivenciais, os seus conflitos religiosos, e, principalmente, suas intensas angústias. A vida de Bergman intrinsecamente relacionada à de Kierkegaard foi também interesse de análise deste campo existencial que é a angústia como condição humana, ao mesmo tempo conjugando-se com a sua possível superação. Em Luz de Inverno , verificou-se a presença dos conceitos e pensamentos de Kierkegaard entrelaçados em cada palavra e em cada cena tão bem expressos nos riquíssimos diálogos elaborados por Bergman. A obra de Kierkegaard sustenta o encontro do indivíduo consigo mesmo, onde o desespero é a condição única para que se possa ultrapassar a angústia. O silêncio do mundo, de si mesmo e de Deus são fatores significativos para que o indivíduo possa alcançar a existência na eternidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.343-
dc.orcid.putcode81766415-
dc.crossref.doibatchide72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804-
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