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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Ser ou apare-ser: eis a questão! Uma lógica possível de construção identitária adolescente no mundo virtual
Other Titles: To be or to appear-to be: that is the question! A possible logic of teenagers identity construction in the virtual world.
metadata.dc.creator: Oliveira, Mariana Paula
metadata.dc.contributor.advisor1: Romera, Maria Lucia Castilho
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luiz Carlos Avelino da
metadata.dc.contributor.referee2: Barone, Leda Maria Codeço
metadata.dc.contributor.referee3: Farinha, Marciana Gonçalves
metadata.dc.description.resumo: O convívio com adolescentes dessa geração nos permite ou quase nos obriga a conhecer o universo novo e curioso das relações virtuais através da internet. Esse grupo é aquele que mais incorporou o hábito do uso das redes sociais à sua vida cotidiana, fenômeno importante a ser considerado por suas repercussões na contemporaneidade. Uma dessas repercussões, questionada aqui, diz respeito à construção da identidade desses sujeitos face a um mundo em que as relações são mediadas por imagens e que lhes proporciona um catálogo de identidades fragmentadas e prontas para consumo, tornando a criação e o pensamento artifícios desnecessários. Essas questões vão além do universo da adolescência cronologicamente circunscrita, tendo revelado a pesquisa que se trata de uma condição adolescente de construção identitária. Também não se trata de questões exclusivas da internet, entretanto, esta vem elevar exponencialmente as problemáticas colocadas, ao ponto de questionarmos a possibilidade de subjetivação nesse espaço. Para esse estudo, buscamos alguns sujeitos em duas redes sociais virtuais amplamente difundidas no Brasil, o Orkut e o Twitter, analisando alguns perfis e conversas também em uma comunidade de participantes fakes. No campo da relação da pesquisadora com tais sujeitos, foi possível apreender lógicas de construção identitária como as das ilhas-cercadas-de-mesmos e dos ecoísmos em rede. Além disso, tomadas pela grande repercussão midiática das lutas de povos árabes contra a ditadura, particularmente a dos jovens egípcios envolvendo as redes sociais, trouxemos um contraponto dos dois mundos e das maneiras de subjetivação encontradas em cada contexto. O método interpretativo foi o escolhido para direcionar essa trajetória, e a Teoria dos Campos, nossa principal parceira teórica, já que buscamos ampliar os sentidos psíquicos de nossas questões a partir do rompimento e da denúncia das lógicas estruturantes dos seus sentidos rotineiros. Tais recursos nos ampararam na construção de uma prototeoria sobre a questão do ser ou apare-ser no mundo virtual.
Abstract: The act of leaving amongst teenagers of this generation allows us-or almost forces us to get to know the curious and new universe of virtual relationship through the Internet. This group is the one that has got the most used to the social networking to their everyday life, important phenomenon to take in consideration for its repercussion in the contemporaneity. One of this repercussions, questioned in here, is regarding the identity construction of these subjects facing a world where the relations are measured by the image and has delivered a whole catalog of identities fragmented and ready to be consumed, making the thought and creation an unnecessary artifice. These questions go beyond the teens universe chronologically circumscribed, has revealed the research that is about a teen condition of building their identity. It isn't just about questions related to the Internet, however, this comes to raise exponentially the problems given, to bring us to question the possibility of subjectivity along this. For this study, were brought some subjects from two distinct virtual social-networking largely speeded in Brazil, the Orkut and Twitter, analyzing some profiles and conversation also in a community for fakes. The field of the researcher relationship with such subjects, it was possible to learn logic of the identity construction such as in the islands-surrounded-by-self and the ecoísmos in the network. Apart from that taken by the large repercussion of the media in the struggles of the Arabic people against dictorship, the Egipician youth in particular involving social networks, brought to scene a point of view from both worlds in ways of subjectivity found in each context. The interpretative method was the one chosen to direct this pathway, and the Multiple Field‟s Theory, our main theorical partner, seen as we aim to expand the psychic senses of our questions from the disruption and the logic denounces structuring your routine senses. Recourses such as this support us in the construction of a prototheory about the question of be or appear-to be in the virtual world.
Keywords: Construção identitária
Redes sociais
Subjetivação
Condição adolescente
Identity construction
Social networks
Subjectivity
Teen condition
Psicologia aplicada
Redes de relações sociais
Identidade (Psicologia)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: OLIVEIRA, Mariana Paula. To be or to appear-to be: that is the question! A possible logic of teenagers identity construction in the virtual world.. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17135
Issue Date: 16-Sep-2011
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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