Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17128
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinheiro, Frederico Miranda Rodrigues
dc.date.accessioned2016-06-22T18:47:55Z-
dc.date.available2011-10-25
dc.date.available2016-06-22T18:47:55Z-
dc.date.issued2011-06-27
dc.identifier.citationPINHEIRO, Frederico Miranda Rodrigues. O Papel da Informação Semântica na Atenção Seletiva: o uso de dicas endógenas como textura em uma tarefa de busca visual. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17128-
dc.description.abstractOverall, the initial researches about selective attention showed a great focus on the study of low-level and mid-level of information process. Though, there are an increasing number of studies about of high-level information influence on the selection using realistic and complex scenes. This work aims to study the semantic information in visual search. However, unlike others in the field, the method use simple physical stimulus. In the experiments, a set of arrows parallel oriented and pointed to the same direction was used as a semantic element, the hypothesis was that if the semantic information guide the attention, the search would be more efficient when the direction of the arrows were congruent with the hemifield of the target location. In experiment 1, the results showed that when the texture luminance is distinct of relevant elements, semantic information does not influence the search. In experiment 2, the congruency of texture with the target was manipulated so that in 80% of the proofs the arrows indicate the hemifield of the target location. However, the results again showed that semantic information does not influence the search. Finally, in experiment 3, activation of the texture was manipulated by a priming generated by a previous search. The results suggest that prriming of the textures feautures slowed the search, but there was no significant effect of the semantic information. Thus, was concluded that the semantic information does not influence the selection when used simple physical stimuli, being discarded when it has low similarity with the relevant stimuli.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia cognitivapor
dc.subjectAtenção - Aspectos psicológicospor
dc.titleO Papel da Informação Semântica na Atenção Seletiva: o uso de dicas endógenas como textura em uma tarefa de busca visualpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rossini, Joaquim Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762339Z7por
dc.contributor.referee1Lopes, Ederaldo Jose
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784575E8por
dc.contributor.referee2Galera, Cesar Alexis
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789866A7por
dc.contributor.referee3Marques, Susi Lippi
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723905U2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4113175D3por
dc.description.degreenameMestre em Psicologia Aplicadapor
dc.description.resumoDe modo geral, as investigações iniciais acerca da atenção seletiva apresentaram uma grande ênfase no estudo do processamento da informação visual de baixo-nível e médio-nível. No entanto, tem crescido o número de estudos sobre a influência da informação de alto-nível na seleção da informação em cenas pseudo-realistas, significativamente mais complexas e contextualizadas. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de estudar a influência da informação semântica na busca visual. Porém, ao contrário de outros no campo, optou-se por utilizar estímulos físicos simples. Nos experimentos, um conjunto de setas paralelamente orientadas e apontadas em uma mesma direção foi usado como elemento semântico, a hipótese era que se a informação das setas guiasse a atenção, a busca seria mais eficiente quando o direcionamento das setas fosse congruente com o hemicampo da localização do alvo. No experimento 1, os resultados demonstraram que quando apresentada em forma de textura com luminância distinta dos elementos relevantes, a informação semântica não influencia a busca. No experimento 2, a congruência da textura com o alvo foi manipulada de forma que em 80% das provas as setas indicavam o hemicampo do alvo. Porém, os resultados novamente mostraram que a informação semântica não influenciou na busca. Por fim, no experimento 3, a ativação da textura foi manipulada através de uma pré-ativação gerada por uma busca anterior. Os resultados sugerem que a pré-ativação das características da textura retardou a busca, porém efeito da informação semântica. Conclui-se, assim, que a informação semântica não influência na seleção quando usado estímulos físicos simples, sendo descartada quando apresenta baixa similaridade com os estímulos relevantes.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81766719-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.