Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17113
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Validade e fidedignidade da versão brasileira do questionário imagem corporal após o câncer de mama
Autor: Souza, Vanessa Cristina de
Primer orientador: Lopes, Ederaldo Jose
Primer miembro de la banca: Rossini, Joaquim Carlos
Segundo miembro de la banca: Miyasakiv, Maria Cristina de Oliveira S.
Tercer miembro de la banca: Domingos, Neide Aparecida Micelli
Resumen: O presente estudo teve como objetivo validar para a amostra de mulheres brasileiras o Body Image After Breast Cancer Questionnaire (BIBCQ). Esse questionário tem por objetivo avaliar a imagem corporal da mulher acometida pelo câncer de mama e que se submeteu a cirurgia para retirada do tumor, com perda total ou parcial da mama no processo. A versão original é composta por 53 itens, divididos em 6 escalas: vulnerabilidade, estigma corporal, limitações, preocupação com o corpo, transparência/obviedade e preocupação com o braço. Para o processo de validação, a amostra foi composta de 268 mulheres, pacientes do Hospital do Câncer do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, com índices KMO de 0,845 e 0,832, para a primeira e segunda parte do questionário respectivamente. Para avaliar a estrutura fatorial e a confiabilidade do instrumento, o questionário foi dividido em duas partes, a primeira com a escala de concordância, e a segunda com a escala de freqüência. Ao proceder a análise de componentes principais, foram obtidos 6 componentes, mas os itens não apresentaram a divisão original e respondiam por uma porcentagem muito pequena da variância, motivo pelo qual realizou-se uma análise fatorial confirmatória de eixos principais. Assim, foi possível obter os itens divididos em dois fatores para a escala de concordância Defectividade e Imagem Positiva do Corpo; e dois para a escala de freqüência Preocupação com a Doença e Capacidade Física e Percepção de Defectividade pelo Outro. Quanto ao índice de confiabilidade (α de Cronbach), foram bastante satisfatórios nas duas escalas, 0,865 na primeira e 0,848 na segunda. Os resultados foram discutidos em termos dos resultados originais apresentados pelos autores do questionário e a versão final brasileira está pronta para ser utilizada, com 6 itens a menos da versão canadense.
Palabras clave: Análise fatorial
Câncer de mama
Imagem corporal
Factor analysis
Breast cancer
Body image
Body image after breast cancer questionnaire
Imagem corporal em mulheres
Mamas - Câncer - Aspectos psicológicos
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: SOUZA, Vanessa Cristina de. Validade e fidedignidade da versão brasileira do questionário imagem corporal após o câncer de mama. 2010. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17113
Fecha de defensa: 10-nov-2010
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Diss Vanessa.pdf662.58 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.