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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17100
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Os significados construídos na e pela relação família-escola: um estudo com pais e educadores |
Título(s) alternativo(s): | The meanings constructed in and through family-school relationship: a study of parents and educators |
Autor(es): | Souza, Josiane da Costa Mafra |
Primeiro orientador: | Costa, Lucia Helena Ferreira Mendonça |
Primeiro membro da banca: | Resende, Paula Cristina Medeiros |
Segundo membro da banca: | Pereira, Helena de Ornellas Sivieri |
Resumo: | O presente trabalho visa compreender a construção dos significados na e pela constituição da relação pais-educadores. Tomamos a perspectiva histórico-cultural como base por entendermos a relação pais-educadores como sendo uma interação no contexto educacional, que possibilita transformar as relações vivenciadas em experiências mais significativas e que vão contribuir para a constituição da criança, do educador e dos pais, como um todo. Neste sentido, esta pesquisa de natureza qualitativa, teve como colaboradores uma diretora, duas professoras, uma mãe e um pai de alunos do ensino fundamental de uma escola pública municipal da periferia de Uberlândia-MG. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicadas individualmente, com duração média de uma hora e trinta minutos. Após a transcrição das mesmas, foram identificados cinco blocos temáticos: (1) Importância da relação família-escola; (2) Concepções de escola e de família; (3) Estratégias utilizadas para estabelecer esta relação; (4) Como melhorar esta relação; (5) Lugar dos pais e da escola nesta relação. As professoras revelaram que a relação acontece quando pais e escola ajudamse mutuamente, e acreditam que é através da amizade mútua que se chega a um bem comum visando o desenvolvimento da criança. Neste contexto, pais e educadores precisam dialogar e não transferir responsabilidades. Afirmaram, ainda, que o diálogo deve ser constante, em que a troca de experiência possa ocorrer espontaneamente. O conhecimento do método e processo pedagógico da escola por ambas as partes, foi apontado como facilitador para falarem a mesma língua, bem como para auxiliarem e acompanharem o desenvolvimento da criança. Por fim, os entrevistados asseguraram que a relação deve acontecer através de reuniões agendadas, no momento da entrada e saída dos alunos, através do contato por telefones. Desta forma, esta pesquisa se coloca na possibilidade de ampliar as discussões que concebam a relação entre educadores e pais como um embricamento importante na constituição da formação da criança, do ser educador e do ser pai. |
Abstract: | The present work aims to understand the construction of meanings and in the constitution of the parents-educators. We take the historical-cultural perspective as a basis for understanding the relationship parent-educators as an interaction in the educational context, which enables to transform the relationships experienced in the most significant experiences and that will contribute to the formation of children, educators and parents, as a whole. Therefore, this qualitative research was a staff director, two teachers, a mother and a father of elementary school students of a local public school on the outskirts of Uberlândia-MG. For this, we conducted semi-structured, applied individually, with an average of one hour and thirty minutes. After transcribing the same identified five thematic areas: (1) Importance of familyschool relationship, (2) Conceptions of school and family, (3) strategies used to establish this relationship, (4) How to improve this relationship; (5) Place of parents and the school in this relationship. The teachers revealed that the relationship happens when parents and school help each other, and believe that through mutual friends that we arrive at a common good for the development of the child. In this context, parents and educators need to dialogue and not to transfer responsibilities. They argued further that the dialogue should be constant, where the exchange of experience can occur spontaneously. Knowledge of pedagogical method and process of school for both parties was appointed as facilitator to speak the same language, and to assist and monitor the child's development. Finally, respondents assured that the relationship should happen through scheduled meetings, at the entry and exit of students through contact by telephone. Thus this research raises the possibility of broadening the discussions to devise the relationship between educators and parents as an embrication important in setting up the training of children, being an educator and being a father. |
Palavras-chave: | Pais e professores Psicologia aplicada Pais-educadores Educação Família-escola Parents-educators Education Family-school |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Referência: | SOUZA, Josiane da Costa Mafra. The meanings constructed in and through family-school relationship: a study of parents and educators. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17100 |
Data de defesa: | 10-Set-2010 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
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