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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17065
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Um olhar sobre o abrigamento: a importância das histórias infantis em contexto de abrigo |
Título (s) alternativo (s): | A glance at sheltering: the importance of stories for children in a shelter context |
Autor: | Carvalho, Cíntia |
Primer orientador: | Vectore, Celia |
Primer miembro de la banca: | Novais, Gercina Santana |
Segundo miembro de la banca: | Kishimoto, Tizuko Morchida |
Resumen: | Compreender o complexo universo da criança que vive em contexto de abrigo, sob o olhar de diversos atores sociais, empreendeu o objetivo desta pesquisa. Foi realizado para este estudo, entrevistas semi-estruturadas com a equipe técnica da instituição, entre os quais, o gestor, a assistente social e o secretário, bem como, quatro profissionais responsáveis pelos cuidados às crianças nas casas lares, conhecidas como mães sociais e duas funcionárias responsáveis por fazer a cobertura de faltas das mães sociais, conhecidas como mães folguistas. As entrevistas ofereceram subsídios importantes para compreender aspectos que envolvem a realidade da criança abrigada, a saber: concepções da equipe técnica e dos funcionários acerca da criança neste contexto, bem como, aspectos referentes ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças; concepções acerca da família de origem e aspectos relevantes sobre situações de vínculos dentro do contexto institucional. Considerando a criança como um desses atores sociais, potente e capaz de se expressar, foi realizado com três grupos de crianças de 5 (cinco) a 7 (sete) anos de idade, oficinas de histórias infantis, que buscaram, através dos contos de fadas, suscitar as narrativas das crianças, inseridas nesse contexto. Buscando estratégias para melhorar a pesquisa realizada com crianças, priorizou-se trabalhar com grupos pequenos, a fim de que pudessem ter espaço para conversação e expressão da subjetividade diante dos seus pares. Foram realizadas nove oficinas com o grupo 1 (7 anos), nove com o grupo 2 (6 anos), e sete com o grupo 3 (5 anos). Foram utilizados diversos estudiosos sobre os contos de fadas, e no contexto das narrativas construídas, protagonizadas pelas crianças, priorizou-se Jerome Bruner, teórico que acredita nos contos de fadas como importantes na construção do pensamento narrativo. As crianças demonstraram inicialmente estarem muito distantes do universo das fadas, dos sonhos, das fantasias, tão adultificadas por suas vivências, mas foi possível perceber que, além dos contos de fadas contribuírem para construções narrativas das crianças, possibilitou expressões das vivências do cotidiano e se mostrou capaz de resgatar a fantasia infantil, se esses, forem vivenciados pelo narrador, com verdade e apropriação, determinando situações de envolvimento nas crianças. |
Abstract: | Comprehending the complex universe of the child that lives in the context of a shelter, upon the eyes of diverse social actors made up the goal of the present research. Semi structured interviews were performed with the technical staff of the institution who included the manager, social worker and secretary as well as four professionals responsible for the care of the children in the home houses known as social mothers and two employees who were responsible for substituting the social mothers when they did not come to work known as substitutes. Interviews furnished important subsidies for the comprehension of aspects that involved the reality of the sheltered child, as follows: concepts of the technical staff and workers upon the child in this context as well as aspects regarding the development and learning of the children; concepts on the family of origin and relevant aspects of bonding situations in the institutional context. Considering that the child is one of these social actors, potent and able to express him/herself, story workshops, that sought, through fairy tales, to bring out narratives in the sheltered children, were performed in three groups of children from 5 (five) to 7 (seven) years old. Seeking strategies to improve the research performed with the children, small groups were chosen as to provide a space for conversation and expression of subjectivity toward their classmates. Nine workshops were performed with group 1 (7 years), nine with group 2 (6 years), and seven with group 3 (5 years). Diverse scholars of fairy tales were used and in the context of constructed stories featured by children, Jerome Bruner, who believed that fairy tales were important for the construction of the narrative thinking, was priority. Initially children appeared to be distant to the universe of fairies, dreams, fantasies so adult like due to their experiences, however it was possible to perceive that besides contributing for the narrative construction, the fairy tales made possible the expressions of daily experiences and was capable of redeeming childhood fantasy if they had been experienced by the narrator as true and appropriated, which can be determined by the experience and situations that involved the children. |
Palabras clave: | Crianças Abrigo Narrativas infantis Children Shelter Children stories Contos de fada Abrigos para desabrigados Psicologia aplicada |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Cita: | CARVALHO, Cíntia. A glance at sheltering: the importance of stories for children in a shelter context. 2008. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17065 |
Fecha de defensa: | 12-sep-2008 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
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