Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17058
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Loucura e cultura: cartografias da extensão de uma clínica poética |
Autor(es): | Bom-Tempo, Juliana Soares |
Primeiro orientador: | Romera, Maria Lucia Castilho |
Primeiro coorientador: | Bueno, Paulo Roberto de Lima |
Primeiro membro da banca: | Próchno, Caio César Souza Camargo |
Segundo membro da banca: | Barcelos, Tânia Maia |
Resumo: | Esta pesquisa aborda a complexa questão da Loucura que perpassa o quotidiano e que se articula em outros territórios que não os das concepções e práticas que acabam por enclausurá-la numa única perspectiva qual seja: saúde mental. A partir de produções artísticas que se arriscam a inaugurar com seus trânsitos uma outra concepção da Loucura são colocados em questão alguns clichês e padronizações que acabam por se impor mesmo quando a intenção é a de abertura de outras possíveis formas de existencializações. Procura-se ensaiar propostas de mudança de perspectiva com relação à loucura e das formas de atuação, implementando posturas críticas frente às próprias práticas colocadas que acabam por destinar à composição de uma prática com intervenções multiplicadoras. Estas se constroem e são construídas à medida que ocorrem, em uma relação dialética com o que produz e como se produz. Considerando a loucura não como desvio da norma, mas principalmente como possibilitadora de existências singulares, que adoecem por serem desautorizados enquanto discurso, encaminha-se a investigação procurando manter uma postura ético-político-estética frente ao adoecimento do louco. A partir de danças em praças e de práticas artísticas um novo corpo se insinua, uma nova relação com as corporeidades atravessam antigas concepções. Ao intervir no quotidiano colocando em movimento o trânsito da loucura com a cultura um nãolugar insurge promovendo rupturas nos campos já estabelecidos. São chances de apreensão do campo do invisível, do imprevisto, do devir. A partir, mais particularmente, do pensamento de Foucault, de Deleuze, Guattari, Herrmann e Gil uma tessitura de pensamento sobre a clínica vai sendo feita com várias formas de entrelaçamento à moda de fuxicos que costurados potencializam múltiplas possibilidades de habitar dimensões móveis de uma clínica que prima pela produção, pela criação, pelo poético, rompendo os campos da clínica padrão e possibilitando uma atuação nas extensões da cultura, por uma saúde poética. |
Abstract: | This research approaches madness as a complex question which permeates the everyday life and articulates with questions other than those ones of conceptions and practices that put it only in the mental health perspective. Some artistic works which take the risk of inaugurating a new conception of madness allow putting into question some clichés and standards imposed even when an opening to new ways of existenciality is aimed. This work seeks to essay some possibilities of changing the perspective that madness and professional performance follows. It is a critic view of consolidated practices, by proposing a composition of a practice with multiplying interventions. These latter build and are built insofar as they happen in a dialogical relationship with what it makes and how it does. This investigation considers madness not as a deviation but as a possibility of singular existentialities, which become ill only because they are not authorized discursively. That is why it tries to keep an ethic, political, and aesthetic position towards the madman sickening. Based on dances in squares and artistic practices, a new body hints; a new relationship with bodilinesses breaks through old conceptions. In intervening in the everydayness, by putting into motion the transit between madness and culture, a non-place emerges and breaks through established fields. It is a chance of apprehending the invisible, the unexpected, and the passage of one state to another. Based on Foucault, Deleuze, Guattari, Herrmann, and Gil, a contexture of ideas on the clinic is made through new ways of interlacement as if it were fuxicos (patchworks) that once sewed create multiple possibilities of inhabiting movable dimensions of a clinic that privilege making, creating, and poetizing; that goes beyond the standard clinic domains and makes possible to work professionally in the field of culture in favor of a poetical health. |
Palavras-chave: | Arte Clínica Art Madness Culture Clinic Psicanálise Loucura Cultura Arte e doença mental |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Referência: | BOM-TEMPO, Juliana Soares. Loucura e cultura: cartografias da extensão de uma clínica poética. 2008. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17058 |
Data de defesa: | 28-Mai-2008 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Juliana S.pdf | 3.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.