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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Filosofias da relação maxilomandibular aplicadas às reabilitações protéticas, pesquisa com educadores em odontologia
metadata.dc.creator: Souza, Ana Cláudia de
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernandes Neto, Alfredo Júlio
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Adérito Soares da
metadata.dc.contributor.referee2: Lanza, Marcos Dias
metadata.dc.description.resumo: A relação maxilomandibular empregada no planejamento e execução da reabilitação protética é controvertida e normalmente vinculada à complexidade do tratamento. O propósito do trabalho foi determinar a filosofia ministrada por educadores das IES de Odontologia Brasileiras quanto à relação maxilomandibular em função do tipo de tratamento reabilitador protético indicado, além de definir o perfil do educador. Foi aplicado questionáriopesquisa com cinco cenários clínicos de pacientes com discrepâncias entre RC e MIH com as seguintes características: cenário (1) - paciente assintomático que necessitava substituir prótese total; (2) - paciente dentição completa, porém com sinais e sintomas de DTM; (3) - paciente assintomático com necessidade de PPR; (4) - paciente assintomático com necessidade de prótese fixa de três elementos posteriores; (5) - paciente assintomático com necessidade de prótese fixa de três elementos anteriores. Questionário pesquisa foi enviado a 161 IES, direcionado para os educadores das áreas de oclusão, prótese fixa, prótese removível parcial e total, e clínica integrada, perfazendo 805 questionários. O perfil do profissional questionou a área de atuação do educador, titulação, local de atuação profissional, tempo de atuação profissional e, como sua filosofia foi consolidada. Foram recebidos 124 questionários pesquisa de 68 Ifes. No 1º cenário clínico, 77% responderam que a MI deve coincidir com RC; 2º cenário 32% responderam que elimina o desvio e 50% outra resposta; 3º cenário 50% responderam que confeccionaria a PPR com a MI coincidente com a RC; 4º cenário 52% responderam que realizaria o procedimento em MIH; 5º cenário 38% responderam que ajustaria a oclusão em ORC, deixando os dentes fora de contato. A maioria dos docentes (98%) atua na área de reabilitação, possuem mestrado e doutorado, com tempo de atuação profissional entre 10 e 20 anos, em escolas diferentes de onde se graduaram e pós-graduaram e declaram que sua filosofia foi estabelecida na pós-graduação. Conclui-se que existe grande diversidade de filosofias empregadas nas IES sobre qual relação maxilomandibular é a mais recomendada. A escolha depende da extensão do tratamento reabilitador protético empregado e da presença de sinais e sintomas de oclusão traumática. A filosofia dos educadores foi consolidada durante a pósgraduação, sendo que os professores são mestres e doutores da área de reabilitação oral.
Abstract: The relationship maxilomandibular used in the planning and execution of the prosthetic rehabilitation is controverted and usually linked to the complexity of the treatment. The purpose of the work was to determine the philosophy supplied by educators of the Brazilian Institutions of higher education of Dentistry (IheD) as for the relationship maxilomandibular in function of the type of treatment suitable prosthetic rehabilitation, besides defining the educator's profile. Questionnaire-research was used with five clinical sceneries of patients with discrepancies among centric relation (CR) and maximum habitual intercuspation (MHI) with the following characteristics: scenery (1) asymptomatic patient that needed to substitute total prosthesis; (2) - patient teething completes, however with signs and symptoms of temporomandibular dysfunction; (3) - asymptomatic patient with need of removable partial denture (RPD); (4) - asymptomatic patient with need of fixed denture of three posterior elements; (5) - asymptomatic patient with need of fixed denture of three anterior elements. Questionnaire research was a correspondent to 161 IheD, addressed for the educators of the occlusion areas, fixed prosthesis, partial and total removable prosthesis, and integrated clinic, totaly 805 questionnaires. The professional's profile questioned the area of the educator's performance, graduation, place philosophy was consolidated. They were received 124 questionnaires research of 68 IheD. In the 1st clinical scenery, 77% answered that the maximum intercuspation (MI) it should coincide with CR; 2nd scenery 32% answered that it eliminates the deviation and 50% other answer; 3rd scenery 50% answered that it would make RPD with to coincident MI with CR; 4th scenery 52% answered that it would accomplish the procedure in MHI; 5th scenery 38% answered that it would adjust the centric occlusion relation (COR), leaving the teeth out of contact. Most of the teachers (98%) it acts in the rehabilitation area, they possess master's degree and doctorate, with time of professional performance between 10 and 20 years, in schools different from where they graduated and they powder-graduated and they declare that his/her philosophy was established in the masters degree. It is ended that great diversity of philosophies exists used in IheD on which relationship maxilomandibular is the more recommended. The choice depends on the extension of the treatment employed prosthetic rehabilitation and of the presence of signs and symptoms of traumatic occlusion. The educators' philosophy was consolidated during to masters degree, and the teachers are masters and doctors of the area of oral rehabilitation.
Keywords: Oclusão (Odontologia)
Prótese dentária
Oclusão
Reabilitação protética
Oclusion
Prosthetic rehabilitation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Odontologia
Citation: SOUZA, Ana Cláudia de. Filosofias da relação maxilomandibular aplicadas às reabilitações protéticas, pesquisa com educadores em odontologia. 2008. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16852
Issue Date: 22-Feb-2008
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Odontologia

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