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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16819| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Atividades experimentais: implicações no ensino de biologia |
| Autor: | Morais, Vânia Cardoso da Silva |
| Primer orientador: | Santos, Adevailton Bernardo dos |
| Primer miembro de la banca: | Longhini, Iara Maria Mora |
| Segundo miembro de la banca: | Leodoro, Marcos Pires |
| Resumen: | Este trabalho pretendeu por meio de pesquisa descritiva quantitativa e qualitativa, estudar as atividades experimentais no ensino de Biologia, objetivando verificar se atividades experimentais simples podem influenciar na motivação dos estudantes nas aulas de Biologia; verificar as possibilidades e dificuldades no desenvolvimento de tais atividades nas aulas de Biologia na escola pública e elaborar um produto educativo que auxilie professores na prática docente e divulgá-lo no site do Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes das três séries do Ensino Médio da Escola Estadual Arlindo Porto, Distrito de Chumbo na cidade de Patos de Minas. Para a coleta dos dados foram aplicados questionários individuais iniciais e finais; elaboração de relatórios e feitas filmagem e fotografia de algumas aulas de Biologia. Os temas das aulas práticas e experimentais foram escolhidos em consonância com a teoria sendo embasados no Currículo Básico Comum (CBC) de Biologia do Estado de Minas Gerais. Todas as atividades experimentais foram feitas em sala de aula, pátio ou área externa às salas, uma vez que a escola não possui laboratório de Ciências. Para o desenvolvimento das atividades foram elaborados roteiros, nos quais os estudantes analisaram os resultados, responderam a algumas questões sobre os conceitos trabalhados para análise de concepções espontâneas dos estudantes. O resultado da pesquisa aponta que há uma motivação maior dos estudantes com as atividades experimentais. Apontou ainda que tais atividades como ferramentas pedagógicas indissociáveis da teoria, quando utilizadas dentro de uma prática docente fundamentada na Dinâmica dos Três momentos Pedagógicos e na perspectiva histórico-cultural, pode melhorar o aprendizado do estudante. |
| Abstract: | Through quantitative and qualitative descriptive research, we intended to study experimental activities in teaching Biology for the purpose of determining if simple experimental activities can affect student motivation in Biology classes. Furthermore, we intended to examine the possibilities and difficulties in developing such activities in Biology classes in the public school, and create an educational product that assists teachers in their teaching practice and then place it on the site of the Graduate Studies Program in the Teaching of Math and Sciences of the Universidade Federal de Uberlândia, Uberlandia, MG, Brazil. This study was developed with students in the three years of High School of the Escola Estadual Arlindo Porto (Arlindo Porto State School), Chumbo district, in the city of Patos de Minas, MG, Brazil. Data were collected through application of initial and final individual questionnaires, through writing up reports, and through filming and taking pictures of some Biology classes. The themes of the practical and experimental classes were chosen in accordance with theory, based on the Common Basic Curriculum (CBC) of Biology of the State of Minas Gerais, Brazil. All the experimental activities were carried out in the classroom, schoolyard, or area just outside the classrooms since the school does not have a Science Laboratory. To develop the activities, guides were prepared in which the students analyzed the results and answered some questions about the concepts dealt with, so as to analyze the spontaneous concepts of the students. The result of the study indicated that there is greater motivation of the students with the experimental activities. It also indicated that such activities, if used within a well-based teaching practice based on the Dynamics of Three Pedagogical moments and cultural-historical perspective is a pedagogical tool linked to theory, can improve student learning. |
| Palabras clave: | Atividades experimentais Ensino de Biologia Motivação Experimental activities Biology teaching Motivation Ciência - Estudo e ensino Professores - Formação Biologia - Estudo e ensino (Ensino médio) Professores de Biologia - Formação |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Sigla de la institución: | UFU |
| Departamento: | Ciências Exatas e da Terra |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Matemática |
| Cita: | MORAIS, Vânia Cardoso da Silva. Atividades experimentais: implicações no ensino de biologia. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.165 |
| Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.165 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16819 |
| Fecha de defensa: | 6-mar-2015 |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
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