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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Gênero discursivo charge : do portal do professor para o ambiente virtual de aprendizagem
Gênero discursivo charge : do portal do professor para o ambiente virtual de aprendizagem
metadata.dc.creator: Silva, Cléverson Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Ottoni, Maria Aparecida Resende
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Maria do Socorro
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Walleska Bernardino da
metadata.dc.description.resumo: A partir de nossas experiências, de mais de dez anos em sala de aula, percebemos que os alunos têm muito acesso a textos do gênero charge dentro e fora da escola, mas apresentam dificuldades em compreendê-los e identificar os efeitos de sentido humorístico. Isso nos motivou a desenvolver esta pesquisa de cunho qualitativo, usando metodologias da pesquisaação, com análise descritivo-analítico-interpretativista pautada nos pressupostos da metodologia qualitativa. A base teórica do trabalho está calcada nos pressupostos da Linguística Textual (KOCH, 2004, 2005, 2006), em estudos sobre gêneros do discurso e gêneros do humor (BAKHTIN, 1997; OTTONI, 2007, 2010; MAGALHÃES, 2008), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997, 1998, 1999) e na concepção de letramento como prática social (STREET, 2012; KLEIMAN, 2005; SOARES, 2009). Os objetivos deste estudo são: a) Averiguar se essa sugestão toma o gênero discursivo charge - GDC como objeto de ensino; de como se leva em conta a atuação conjunta dos modos verbais e não verbais na construção de sentidos e se explora a ironia e a crítica presentes no gênero, como também se elas atuam na construção de sentido humorístico presente no gênero; b) Investigar se os alunos do 9ºano do ensino fundamental da escola pública da rede estadual compreendem charges presentes em uma sugestão de aulas de Língua Portuguesa - LP do ensino fundamental, propostas no Portal do Professor - PP-MEC, por meio de aplicações dessas aulas; c) Apresentar uma proposta de leitura para o trabalho com esse gênero. Para isso, selecionamos atividades presentes no PP-MEC - aulas de português sugestivas para as séries finais do ensino fundamental, que foram aplicadas em sala de aula. A escolha do PPMEC deve-se ao fato de ser uma iniciativa do governo federal com a finalidade de fornecer subsídios para professores. A pesquisa foi desenvolvida com 20 alunos, com idade entre 13 e 14 anos, meninos e meninas, de uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de Uberlândia, ao longo de uma semana letiva. Após a seleção e análise do corpus, investigamos se os alunos compreendiam o gênero charge presentes nas atividades propostas no Portal. Os resultados da análise do corpus e de sua aplicação apresentaram algumas lacunas, dentre elas: trabalho com gênero fora do seu locus real de circulação; não definição da concepção de gênero adotada, pouca abordagem de questões que contemplassem a temática, características composicionais e estilo do gênero. Tendo em vista essas lacunas, pensamos na criação de um curso de leitura por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, cujo propósito primordial era minimizar as dificuldades de compreensão do GDC por parte dos alunos ao integrarem - TIC ao ensino de LP, e auxiliar professores no trabalho com esse gênero do humor.
Abstract: From our experiences of over ten years in the classroom, we realized that students have much access to texts of the cartoon genre, both inside and outside school, however they present difficulties to understand them and to identify the effects of humorous meaning. It encouraged us to develop this qualitative research using methodologies of action research with descriptive-analytical-interpretative analysis. The theoretical basis of this work relies on the assumptions of Text Linguistics (KOCH, 2004, 2005, 2006), of the studies of discursive genres and genres of humor, (BAKHTIN, 1997; OTTONI, 2007, 2010; MAGALHÃES, 2008), of National Curriculum Parameters (BRASIL, 1997, 1998, 1999) and of the notion of literacy as social practice (STREET, 2012; KLEIMAN, 2005; SOARES, 2009). We aim with this study to: a) examine if this suggestion considers the discursive cartoon genre (DCG) as a teaching object, if it takes into account the work of both the verbal and non-verbal resources in the construction of meanings, if it explores the irony and the criticism present in the genre and how they work in the construction of humorous meaning present in the genre; and finally, b) investigate if the 9th grade students from a public state elementary school understand cartoons present in a suggestion of Portuguese Language ( PL) classes proposed in the Portal do Professor PP-MEC, by applying these classes; c) present a proposal of reading for the work with this genre. For that we selected activities from a suggestion of Portuguese Language classes in PP-MEC for the final grades of elementary school and we applied them in the classroom. The choice of PP-MEC is due to the fact that it is an initiative of federal government aiming at providing subsidies to teachers. The research was developed with 20 students, aged 13 to 14, boys and girls, in a 9th grade elementary class from a state school in Uberlândia, throughout a week. After the selection and analysis of the corpus, we investigated if students understood the cartoon genre present in the activities proposed on the Portal. The results of the analysis of the corpus and its application pointed out some gaps, such as: the work with the genre outside its real locus of circulation; the non definition of the adopted notion of genre, the scarce approach of issues which contemplated the topic, the compositional characteristics and the style of the genre. Considering these gaps, we thought about the creation of a reading course, through the virtual learning environment Moodle, whose primordial purposes are to minimize the difficulties of comprehension of the DGC by the students, integrating the ICTs to the teaching of PL and helping teachers with the work of this genre of humor
Keywords: Ensino de língua portuguesa
Gênero do discurso
Charge
Proposta metodológica
Portuguese Language Teaching
Discursive Genre
Cartoon
Methodological proposal
Literatura
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Caricaturas e desenhos humorísticos
Gêneros literários
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Citation: SILVA, Cléverson Alves. Gênero discursivo charge : do portal do professor para o ambiente virtual de aprendizagem. 2015. 200 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16768
Issue Date: 14-Aug-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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