Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16760
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Paula Márcia Lázaro da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:46:52Z-
dc.date.available2015-12-22-
dc.date.available2016-06-22T18:46:52Z-
dc.date.issued2015-07-30-
dc.identifier.citationSILVA, Paula Márcia Lázaro da. Trabalhando a notícia em sala de aula. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.360por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16760-
dc.description.abstractThe teaching of Portuguese language presents itself as a challenge for teachers, especially regarding the presentation of relevant proposals for the construction of knowledge of the language, since it is increasing the number of students who have difficulties in the interpretation and production of texts. In this context, the didactic sequences appear to help the teacher as facilitator language teaching through genres, providing actions that prioritize the construction of knowledge and the appropriation of language, based on previous knowledge of students. Our goal in this research is to discuss the teaching of Portuguese language through genres, using the didactic sequence procedure, noting its advantages and contributions in teaching mother tongue and its use by teachers. We based our study in the guidelines of the National Curricular Parameters for Portuguese Language (BRAZIL, 1998), in Bakhtin\'s conception of discourse genres (Bakhtin, 2011). The adoption of this proposal to work with the news genre seeks to develop discursive competence and encourage the effective participation of students in society through the conscious use of language in social practices of reading and writing. The methodology of action research was used for this work, whose practical goal was achieved in the development of a didactic sequence to work with gender, as advocated Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The main results show us that the sequenced activities are an important tool at work genres because they work according to the actual needs of the class.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLíngua Portuguesapor
dc.subjectGênerospor
dc.subjectNotíciapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPortuguese languageeng
dc.subjectGenreseng
dc.subjectNewseng
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopor
dc.subjectLetramentopor
dc.titleTrabalhando a notícia em sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mesquita, Elisete Maria de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761644H1por
dc.contributor.referee1Freitas, Silvane Aparecida de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709397H7por
dc.contributor.referee2Dias, Eliana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782833E6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4506952Z3por
dc.description.degreenameMestre em Letraspor
dc.description.resumoO ensino de Língua Portuguesa se apresenta como um desafio para professores, principalmente no tocante à apresentação de propostas relevantes para a construção do conhecimento da língua, uma vez que é crescente a quantidade de alunos que apresentam dificuldades relacionadas tanto à produção quanto à interpretação de textos. Nesse âmbito, as sequências didáticas podem funcionar como instrumento facilitador do ensino da língua, na medida em que propiciam ações que priorizem a construção do conhecimento e a apropriação da linguagem e se baseiam nos conhecimentos prévios dos alunos. Considerando a necessidade de contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita dos alunos, nosso objetivo nesta pesquisa é apresentar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de um Colégio da Rede Estadual de Ensino, da cidade de Pires do Rio-GO, uma proposta para trabalhar com o gênero notícia, inserindo-os em práticas de leitura e escrita significativas, observando suas vantagens e contribuições para o ensino de língua materna e sua aplicabilidade por parte dos docentes. Embasamos nosso estudo nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998) e na concepção bakhtiniana de gêneros discursivos (BAKTHIN, 2011). A adoção dessa proposta para o trabalho com o gênero notícia visa a desenvolver a competência discursiva e estimular a participação efetiva dos educandos na sociedade por meio do uso consciente da linguagem em práticas sociais de leitura e escrita. A metodologia da pesquisa-ação foi utilizada neste trabalho, cujo objetivo prático se concretizou na elaboração de uma sequência didática para o exercício com o gênero, conforme preconizam Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os principais resultados obtidos nos mostram que as atividades sequenciadas são uma importante ferramenta no trabalho com gêneros textuais pelo fato de articularem-se com as necessidades reais da turma.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)por
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.360por
dc.orcid.putcode81766193-
dc.crossref.doibatchid69dde809-677a-4149-b520-da7b54902e26-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrabalhandoNoticiaSala.pdf12.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.