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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A identidade de fã mediada pelos fanzines: análise do discurso de fã nos fanzines brasileiros de histórias em quadrinhos na década de 1990
Autor(es): Medeiros, Lucas de Sousa
Primeiro orientador: Avelar, Alexandre de Sá
Primeiro membro da banca: Spini, Ana Paula
Segundo membro da banca: Rangel, Marcelo de Mello
Resumo: A identidade de fã não é um constructo fixo, mas um processo contínuo de relacionamento do fã com seu objeto de interesse, com os outros fãs e com suas próprias aspirações e desejos individuais. Ela se constrói como performatividade e não como essência, sendo o resultado de todas as práticas de fã elaboradas pelo indivíduo, práticas essas que não ocorre no vazio, mas em comunidades desterritorializadas de pessoas unidas pelo interesse comum no mesmo objeto. A comunidade brasileira de fãs de histórias em quadrinhos, constituída no entorno de um mercado complexo, dominado por publicações estrangeiras e restritivo as publicações nacionais, encontrou nos fanzines seu principal veículo de comunicação. Criadas, editadas, publicadas e distribuídas pelos próprios fãs, os fanzines eram trocados entre si por todo o Brasil e exterior se constituindo em uma rede de comunicação que atravessava toda a comunidade de fãs de histórias em quadrinhos. Através deles os fãs desenvolveram um grande debate público sobre os quadrinhos no Brasil, quem seriam os fãs brasileiros de quadrinhos e qual o seu papel dentro da comunidade de fãs. Relacionando suas próprias experiências subjetivas com essas discussões, os fãs de quadrinhos construiriam suas identidades em conformidade com as expectativas de sua comunidade de pares.
Abstract: Fan identity is not a fixed construction, but a continuous process of relationship between the fan itself with his object of fannish behavior, other fans of the same object, and his only desires and aspirations. It‟s is constructed as an performance and not as an essence, being the result of all his fan practices, practices that does not happens in an social void, but inside deterritorialized communities made of people with the same fan interests. The brazilian comic fandom, that exists within a complex market, dominated by foreign productions e limited for domestic production, found in the fanzines its main media. Made, edited, published and distributed by fans themselves, fanzines was exchanged between fans in Brazil and abroad, becoming an communication network that cross thoroughly the brazilian comic book fandom. Through the fanzines the fans conducted a public debate about comic books in Brazil, it fans and their function within the fandom. Relating their subjective experiences to the discussions held, the comic fans had constructed their identities in conformity with the expectative of their fandom.
Palavras-chave: Fãs
Fandom
Histórias em quadrinhos
Identidade
Fans
Comic books
Identity
História e cultura
Histórias em quadrinhos - Brasil - História
Literatura e história
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: MEDEIROS, Lucas de Sousa. A identidade de fã mediada pelos fanzines: análise do discurso de fã nos fanzines brasileiros de histórias em quadrinhos na década de 1990. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.188
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.188
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16527
Data de defesa: 29-Fev-2016
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