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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Mobilização, educação e memória: o Serviço de Promoção Humana (SPH), em Camocim-CE, 1962-1979
Autor: Silva, Vera Lúcia
Primer orientador: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Primer miembro de la banca: Silvério, Leandra Domingues
Segundo miembro de la banca: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
Resumen: Esta dissertação analisa a mobilização do Serviço de Promoção Humana (SPH), em Camocim, no período de 1962-1979, junto aos trabalhadores que constituíram o seu quadro de associados, em torno das atividades que a instituição foi criando a partir de temáticas trazidas das vivências desses trabalhadores, tais como educação, saúde, moradia, alimento e trabalho. Destaca a presença da Igreja no desenvolvimento dessas atividades, sob a perspectiva da intervenção social, validação de costumes e valores defendidos por ela. Essa presença é observada através da cessão de espaços físicos que possibilitaram a realização dos trabalhos, da influência de uma missão de Igreja, vivenciada pelos diretores-presidentes do SPH e pelas instituições com quem formou convênios, como Cáritas Brasileira e Ação do Episcopado Alemão Contra a Fome e a Doença no Mundo (MISEREOR). Situando-se no interior da História Social e em diálogo com a historiografia inglesa, principalmente com os trabalhos de Edward Palmer Thompson e Raymond Williams, busca problematizar o que foi essa experiência do SPH e desses trabalhadores na cidade e para além dela. Busca também os significados que os trabalhadores estão atribuindo a essas experiências, as memórias construídas pelos documentos institucionais e pelo diálogo com esses sujeitos. Dá ênfase ao trabalho de educação como prática social e força articuladora que forjou modos de educar, de organizar, de trabalhar, de divertir, os quais foram constituindo sujeitos no movimento de constituição da própria cidade e do campo. Thompson possibilitou a compreensão da experiência desses trabalhadores não como uma categoria fixa, abstrata, mas como o vivido, os acontecimentos, as ações e, ao mesmo tempo, os sentidos a elas atribuídos. Na lida com as fontes de pesquisa, Williams traz importantes contribuições para o entendimento delas como linguagens constitutivas do social. A análise de tal mobilização se fez a partir dos materiais do Fundo: Serviço de Promoção Humana (SPH), do Núcleo de Estudos e Documentação Histórica (NEDHIS), localizado no Centro de Ciências Humanas (CCH), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), na cidade de Sobral, e a partir de entrevistas realizadas com médico, alunos e professoras, diretores-presidentes, doméstica, agricultores, mestre-de-obras, todos envolvidos nos trabalhos da instituição nos anos de 1960 e 1970.
Abstract: This dissertation analyzes the mobilization of Human Promotion Service (SPH) in Camocim, from 1962 to 1979, with the workers who constituted its membership, around the activities that the institution was creating from thematic brought from experiences of these workers, such as education, health, housing, food and work. Highlights the presence of the Church in the development of these activities, from the perspective of social intervention, validation customs and values held by it. This presence is observed through the cession of physical spaces, that made possible the realization of the work; the influence of a mission of Church, experienced by president directors of the SPH and institutions with whom he formed agreements such as the Brazilian Caritas and Action of Episcopate German against hunger and disease in the World ( MISEREOR ) Situated in the social history and in dialogue with the English historiography, especially with the works of Edward Palmer Thompson and Raymond Williams, seeks to question what was that experience of SPH and these workers in the city and beyond it. It searchs also the meanings that workers are attributing to these experiences, memories built by institutional documents and dialogue with these subjects. Emphasizes the work of education as a social practice and articulating force that forged ways to educate, to organize, to work, to have fun, which were constituting individuals in the creation of motion of the city itself and the field. Thompson allowed us to understand the experience of these workers not as a fixed category, abstract but as the experienced in life, events, actions, and at the same time, the senses attributed to them. In dealing with the sources of research, Williams brings important contributions to the understanding of them as constitutive of social languages. The analysis of its deployment was made from the materials of the Fund: Serviço de Promoção Humana (SPH), Núcleo de Estudos e Documentação Histórica (NEDHIS), situated in the Centro de Ciências Humanas (CCH), of the State University Vale do Acaraú (UVA), in the city of Sobral, and from interviews with doctors, students and teachers, CEOs, domestic workers, farmers, master builders, all involved in the institution‟s work in the 1960s and 1970s.
Palabras clave: Mobilização e trabalhadores
Experiências e memórias
Educação
Cidade e igreja
Workers and mobilization
Memories and experiences
Education
City and church
História social
Trabalhadores - Camocim (CE) - História
Camocim (CE) - História
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Cita: SILVA, Vera Lúcia. Mobilização, educação e memória: o Serviço de Promoção Humana (SPH), em Camocim-CE, 1962-1979. 2015. 225 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.149
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.149
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16507
Fecha de defensa: 27-feb-2015
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História

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