Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16459
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Oleanna (1995, David Mamet): nos palcos e nas telas- discussões acerca do poder e da alteridade |
Autor: | Oliveira, Leilane Aparecida |
Primer orientador: | Ramos, Rosangela Patriota |
Primer miembro de la banca: | Ramos, Alcides Freire |
Segundo miembro de la banca: | Costa, Rodrigo de Freitas |
Resumen: | O PRESENTE TRABALHO tem como proposta a investigação histórica de manifestações artísticas como o Teatro e o Cinema, através do texto teatral Oleanna de David Mamet (1992), bem como a adaptação cinematográfica (1994) e a adaptação para o palco brasileiro (1995) por Ulysses Cruz. Através da obra e suas adaptações é feita a análise minuciosa de cada linguagem e o contexto em que foram reelaboradas. Para isso foi necessário pensar no papel do autor e diretor teatral e cinematográfico, bem como nas escolhas estéticas e temáticas na feitura de uma adaptação, considerando, entre outras questões: o que ganha materialidade nesse processo? Além disso, o trabalho se debruça também no estudo temático da obra, que envolve temas como: o poder, o politicamente correto, a relação professor-aluno nas universidades e a questão do assédio, que nos permitem pensar na sociedade contemporânea como cada vez mais fragmentada e individualizada, apresentando conflitos cada vez mais evidentes, sobretudo pela falta de alteridade. Nesse contexto, onde estão os ideais de transformação social? Onde estão as utopias? Essas são mais algumas das questões presentes neste trabalho. |
Abstract: | THIS PAPER AIMS to research historical artistic events such as Theatre and Cinema, theater text Oleanna by David Mamet (1992), as well as the film adaptation (1994) and the stage adaptation Brazilian (1995) by Ulysses Cruz. Through the work and its adaptations is made a detailed analysis of each language and the context in which they were reworked. For this it was necessary to think of the role of the author and theater director and film as well as the aesthetic and thematic choices in making an adaptation, among the questions: who wins materiality in this process? Moreover, among the discussions, such work also focuses the thematic study of the work, involving topics such as: the power, the politically correct, the student-teacher ratio in university and the issue of harassment, which allow us to think in contemporary society while a society increasingly fragmented and individualized, in which conflicts are increasingly evident, particularly the lack of otherness. In this context, where the ideals of social transformation? Where are the utopias? These are some more of the issues present in this work. |
Palabras clave: | David Mamet Teatro Cinema História e sociedade Theatre Film History and society Mamet, David. Oleanna Crítica e interpretação Cinema e história Teatro História |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Cita: | OLIVEIRA, Leilane Aparecida. Oleanna (1995, David Mamet): nos palcos e nas telas- discussões acerca do poder e da alteridade. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.311 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.311 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16459 |
Fecha de defensa: | 13-ago-2013 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leilane Aparecida.pdf | 6.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.