Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16459
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Oleanna (1995, David Mamet): nos palcos e nas telas- discussões acerca do poder e da alteridade
Autor: Oliveira, Leilane Aparecida
Primer orientador: Ramos, Rosangela Patriota
Primer miembro de la banca: Ramos, Alcides Freire
Segundo miembro de la banca: Costa, Rodrigo de Freitas
Resumen: O PRESENTE TRABALHO tem como proposta a investigação histórica de manifestações artísticas como o Teatro e o Cinema, através do texto teatral Oleanna de David Mamet (1992), bem como a adaptação cinematográfica (1994) e a adaptação para o palco brasileiro (1995) por Ulysses Cruz. Através da obra e suas adaptações é feita a análise minuciosa de cada linguagem e o contexto em que foram reelaboradas. Para isso foi necessário pensar no papel do autor e diretor teatral e cinematográfico, bem como nas escolhas estéticas e temáticas na feitura de uma adaptação, considerando, entre outras questões: o que ganha materialidade nesse processo? Além disso, o trabalho se debruça também no estudo temático da obra, que envolve temas como: o poder, o politicamente correto, a relação professor-aluno nas universidades e a questão do assédio, que nos permitem pensar na sociedade contemporânea como cada vez mais fragmentada e individualizada, apresentando conflitos cada vez mais evidentes, sobretudo pela falta de alteridade. Nesse contexto, onde estão os ideais de transformação social? Onde estão as utopias? Essas são mais algumas das questões presentes neste trabalho.
Abstract: THIS PAPER AIMS to research historical artistic events such as Theatre and Cinema, theater text Oleanna by David Mamet (1992), as well as the film adaptation (1994) and the stage adaptation Brazilian (1995) by Ulysses Cruz. Through the work and its adaptations is made a detailed analysis of each language and the context in which they were reworked. For this it was necessary to think of the role of the author and theater director and film as well as the aesthetic and thematic choices in making an adaptation, among the questions: who wins materiality in this process? Moreover, among the discussions, such work also focuses the thematic study of the work, involving topics such as: the power, the politically correct, the student-teacher ratio in university and the issue of harassment, which allow us to think in contemporary society while a society increasingly fragmented and individualized, in which conflicts are increasingly evident, particularly the lack of otherness. In this context, where the ideals of social transformation? Where are the utopias? These are some more of the issues present in this work.
Palabras clave: David Mamet
Teatro
Cinema
História e sociedade
Theatre
Film
History and society
Mamet, David. Oleanna Crítica e interpretação
Cinema e história
Teatro História
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Cita: OLIVEIRA, Leilane Aparecida. Oleanna (1995, David Mamet): nos palcos e nas telas- discussões acerca do poder e da alteridade. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.311
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.311
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16459
Fecha de defensa: 13-ago-2013
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Leilane Aparecida.pdf6.1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.