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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBrasileiro, Jeremias-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:55Z-
dc.date.available2012-10-11-
dc.date.available2016-06-22T18:45:55Z-
dc.date.issued2012-06-29-
dc.identifier.citationBRASILEIRO, Jeremias. O ressoar dos tambores do Congado: entre a tradição e a contemporaneidade: cotidiano, memórias, disputas (1955 2011). 2012. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.300por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16431-
dc.description.abstractThe main objective of my work is to understand the religious and cultural demonstration of Congado in Uberlândia under the perspective that goes through different forms of sociocultural reelaboration. This work shows the meanings which envolves some conflicts happened in the past between the Saint Benedict and Our Mother of Rosary Fraternity and some groups of Congado that had and still have various forms of disputes. These disputes come from the cultural living facts and are showm through images, testimonies and diverging memories. J also present some aspects in the production of discourses through oral testeimonies concerning to the transformation that occurs nowadays and how these questions and the tradition that gives sense to this practice are perceived by the different characters. Finally J reinforce some kinds of socio-cultural productions by the groups of Congado during many months of the year that demonstrates that the participants or congadeiros have an active cultural life in the city not only at those forty days organizing the Congado party. The chronological period covers the disputes during Saint Benedict and Our Mother of Rosary party from the 1950 s until the present days. The methodological procedures includes the use of oral and documental sources of Saint Benedict and Our Mother of Rosary and the accounts collected by other people and imagetic recourses in a way that the sources are crossed to form the theoric and methodological sources of the investigation. Therefore, many authors were very important to support this work on Congado; among them are Le Goff, Roger Chartier, Raphael Samuel, Thompson, Carlo Ginzburg.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCongadopor
dc.subjectTradiçãopor
dc.subjectContemporaneidadepor
dc.subjectDisputaspor
dc.subjectTraditioneng
dc.subjectContemporaneityeng
dc.subjectDisputeseng
dc.subjectHistória socialpor
dc.subjectHistória e culturapor
dc.subjectReligião e culturapor
dc.subjectCongadas - Uberlândia (MG)por
dc.subjectUberlândia (MG) - Cultura popularpor
dc.titleO ressoar dos tambores do Congado: entre a tradição e a contemporaneidade: cotidiano, memórias, disputas (1955 2011)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abdala, Mônica Chaves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782210D1por
dc.contributor.referee1Machado, Maria Clara Tomaz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793512T7por
dc.contributor.referee2Carmo, Luiz Carlos do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769250Z8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4213071D1por
dc.description.degreenameMestre em Históriapor
dc.description.resumoEste estudo tem o intuito de compreender a manifestação cultural e religiosa do Congado em Uberlândia a partir de uma perspectiva que perpassa por diferentes formas de reelaborações socioculturais. Pretendo perceber os sentidos que envolvem determinados conflitos ocorridos no passado, entre a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito com alguns grupos de Congado, que foram e são permeados por várias formas de disputas. Disputas essas que emanam das vivências culturais cotidianas e se apresentam por meio de imagens, testemunhos e divergências de memórias. Também discuto aspectos que envolvem a produção de discursos, por meio de testemunhos orais, no que concerne às transformações que ocorrem atualmente e de que forma essas questões e as tradições que dão sentido às práticas são percebidas por diferentes personagens. Por fim, destaco determinadas modalidades socioculturais produzidas pelos grupos de Congado durante vários meses do ano, demonstrando com isso que a vida cultural dos praticantes não se restringe a quarenta dias de organização para realização de uma festa de Congado, como se depois dos festejos esses congadeiros deixassem de existir no cotidiano da cidade. O período cronológico inclui as disputas no âmbito dos festejos em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito na década de 1950 e avança até os dias recentes. O procedimento metodológico está associado ao uso de fontes orais e documentais, atas da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, depoimentos coletados por terceiros e recursos imagéticos, possibilitando dessa forma um entrecruzamento de fontes na constituição teórico - metodológica da pesquisa. Para tanto, dentre os autores utilizados como suporte teórico estão: Le Goff, Roger Chartier, Raphael Samuel, Thompson, Carlo Ginzburg, que juntamente com outros teóricos foram importantes para essa reflexão com enfoque na temática do Congado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.300-
dc.orcid.putcode81764400-
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História

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