Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16428
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Católicos e carismáticos na Diocese de Uberlândia: Rádio América, nas ondas da fé e da emoção - Uberlândia (1961-1995)
Author: Santos, Geraldo Junio Pinheiro
First Advisor: Machado, Maria Clara Tomaz
First member of the Committee: Brandão, Carlos Rodrigues
Second member of the Committee: Dângelo, Newton
Summary: Nosso trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar as várias práticas de católicos e carismáticos na cidade de Uberlândia. Discutimos a organização da Diocese de Uberlândia e sua ligação com os discursos e projetos políticos das elites. Dedicamos alguns itens ao estudo da Renovação Carismática Católica, suas origens, os embates com a Igreja, sua relação com a política, a identidade do movimento, enfim, suas crenças e rituais. Nos voltamos para a sucessão dos projetos políticos da Igreja a partir da criação da Diocese de Uberlândia em 1961, a chegada e o impacto da atuação de Dom Estevão Cardoso Avelar em 1978. Num segundo momento, traçamos uma discussão acerca dos meios de comunicação na sociedade como um todo e a visão da Igreja. Destacamos os projetos midiáticos da instituição em Uberlândia, o surgimento do rádio como grande meio de comunicação nacional e local e analisamos a trajetória da Rádio América e seus diversos programas. Aproveitamos para debater a emergência dos padres pops , com destaque para padre Marcelo Rossi. Por fim, realizamos uma discussão sobre as ligações entre a Renovação Carismática Católica, a diocese e o Movimento Familiar Cristão, além de abordamos criticamente a Festa de Pentecostes.
Abstract: Nuestro trabajo de investigación tiene por objetivo analizar las varias prácticas de católicos y carismáticos em la ciudad de Uberlândia. Discutimos la organización de la Diósesis de Uberlândia y sus ligaciones com los discursos y proyectos políticos de lãs elites. Dedicamos algunos puntos al estúdio de la Renovación Carismática Católica, sus orígenes, los embates con la Iglesia, su relción com la política, la identidad del movimiento, sus creencias y rituales. Nos volcamos hacia la discusión de proyectos políticos de la Iglesia, a partir de la creación de la Diósesis de Uberlândia en 1961, la llegada y los impactos de la actuación de Don Estevão Cardoso Avelar en 1978. En outro momento trazamos una discusión sobre los médios de comunicación em la sociedad como um todo y la visión de la Iglesia. Destacamos los proyectos mediáticos de la instituición en Uberlândia, el surgimiento de la radio, como grau médio de comunicación nacional y local y analizamos la trayectoria de la Radio América y sus diversos programas. Aprovechamos para debatir la emergência de los padres pops , com destaque para el padre Marcelo Rossi. Por fin, realizamos uma discusión sobre las ligaciones entre la Renovación Carismática/ la diosesis y Movimiento Familiar Cristiano.
Keywords: Práticas religiosas
Renovação carismática católica (Aspectos políticos)
Religião e política - Uberlândia (MG)
Rádio na religião - Igreja católica
Rádio América - Uberlândia (MG)
História social
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em História
Quote: SANTOS, Geraldo Junio Pinheiro. Católicos e carismáticos na Diocese de Uberlândia: Rádio América, nas ondas da fé e da emoção - Uberlândia (1961-1995). 2006. 215 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16428
Date of defense: 14-Aug-2006
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GJPSantosDISSPRT.pdf2.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.