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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Dar não dói, o que dói é resistir: o grupo de teatro Tá na Rua entre memórias, imagens e histórias
Dar não dói, o que dói é resistir: o grupo de teatro Tá na Rua entre memórias, imagens e histórias
metadata.dc.creator: Perini, Lígia Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Paranhos, Kátia Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Spini, Ana Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Rago Filho, Antônio
metadata.dc.description.resumo: Partindo da hipótese central deste trabalho, de que, ao elaborar Dar não dói, o que dói é resistir, o grupo Tá na Rua procurou construir uma memória de si, vinculando a sua imagem a um ―teatro sem arquitetura, dramaturgia sem literatura e ator sem papel‖, analisamos como o Tá na Rua associou o seu surgimento com o período histórico de ditadura militar. Para tanto, mostramos que, embora o grupo tenha se colocado como vanguarda, como pioneiro em um teatro realizado em espaços abertos, esse foi um movimento característico das décadas de 1960 e 1970 no Brasil e no mundo. Também examinamos qual a imagem de Amir Haddad foi criada por ele mesmo, pelos atores do Tá na Rua e pela mídia. As reflexões lançarão luz também na concepção, na elaboração e nas apresentações de Dar não dói, o que dói é resistir, com o intuito de problematizarmos as versões do grupo de um teatro livre, espontâneo, em que não há papéis definidos para cada ator e que está aberto à participação do público. Certos de que não somente os documentos produzidos pelo próprio grupo são indícios de sua história, também percorremos as matérias jornalísticas, através das quais podemos apreender como o público especialmente os jornalistas percebe o Tá na Rua e como pode ajudar a consolidar um lugar para o grupo no contexto teatral brasileiro.
Abstract: En partant de l hypothèse centrale de ce travail, que Dar não dói, o que dói é resistir selon le groupe Tá na Rua, qui a cherché à construire une mémoire de soi, en associant son image à un ―théâtre sans architecture, une dramaturgie sans littérature ou un acteur sans rôle‖, nous avons analysé que Tá na Rua a assimilé son apparition à la période historique de dictature militaire. Pour autant, nous démontrons que tout pendant que le groupe s était placé comme avant-gardiste, comme pionnier dans un théâtre réalisé à lextérieur, cela a été un mouvement caractéristique des années 1960-1970 au Brésil et dans le monde. Nous avons de même examiné quelle image d Amir Haddad fut créée par lui-même, par les acteurs de Tá na Rua et par les médias. Les réflexions mirent en lumière la conception, l élaboration et les représentations de Dar não dói, o que dói é resistir avec l objectif de problématiser les versions du groupe comme un théâtre libre, spontané, dans lequel il n y a pas de rôles définis pour chaque acteur et ouvert à la participation du public. Certains que les documents produits par le groupe-même sont des indices de son histoire, nous avons ensuite feuilleté les matières journalistiques au travers desquelles nous pouvons saisir comment le public, spécialement les journalistes, perçoit le groupe et comment il peut aider à consolider une place pour le groupe dans le contexte théâtral brésilien.
Keywords: História
Teatro
Dar não dói, o que dói é resistir
Tá na Rua
Histoire
Théâtre
História social
História e teatro - Brasil
Teatro e sociedade - Brasil - História
Tá na Rua (Grupo Teatral) - Rio de Janeiro (RJ)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em História
Citation: PERINI, Lígia Gomes. Dar não dói, o que dói é resistir: o grupo de teatro Tá na Rua entre memórias, imagens e histórias. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16412
Issue Date: 29-Feb-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

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