Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16388
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Término do embargo: | 2012-09-27 |
Título: | Lazer, cinema e modernidade: um estudo sobre a exibição cinematográfica em Montes Claros (MG) - 1900-1940 |
Autor(es): | Carvalho, Jailson Dias |
Primeiro orientador: | Ramos, Alcides Freire |
Primeiro membro da banca: | Nunes, Leandro José |
Segundo membro da banca: | Reinato, Eduardo José |
Resumo: | O tema Lazer, cinema e modernidade: um estudo sobre a exibição cinematográfica em Montes Claros (MG) 1900-1940 refere-se a uma investigação sobre a gênese do circuito exibidor em Montes Claros, e as diferentes formas de lazer que incidiram no espaço público da cidade. Teve como propósito, ainda, refletir sobre como a modernidade configurou-se no município nortemineiro. A natureza das fontes manejadas nesta reflexão foi de origem diversa. A partir de um conjunto de fontes, notou-se que ao longo do século XIX, entre 1840 a 1880, a cidade nortemineira passou a ocupar um importante papel no comércio regional. Nesse sentido a abertura de novas ruas, o frutuoso comércio com as cidades vizinhas, a instalação da fábrica de tecidos do Cedro, do telégrafo, e, ainda, a exibição de vistas no aparelho cosmorama, dentre outras situações e acontecimentos, nos anos finais do século XIX, representaram a preeminência do urbano em curso na cidade norte-mineira. Assim, vários foram os eventos advindos com essas transformações. Contudo eles não patentearam mudanças meramente econômicas. Concomitante às transformações, verificou-se que, sobrevieram à cena pública da pequena urbe norte-mineira, companhias circenses, grupos mambembes e espetáculos de prestidigitação, que revelaram o não insulamento artístico da região. Considerou-se que as manifestações dos grupos mambembes prepararam o público para o advento dos divertimentos óticos e sonoros, e também para o cinema no limiar do século XX, pois tais grupos guardam uma proximidade com a sétima arte, ao despertarem o choque, a surpresa, o entusiasmo, a agitação e a correria. Estes, por sua vez, correspondem a estímulos similares àqueles procedentes das transformações modernas, como o tráfego, as máquinas, os meios de transporte, as luzes, os aglomerados urbanos e os ruídos. Observou-se, ainda, que, pela intermediação do cinema e das inaugurações das salas, concomitante às reformas e as instalações de aparelhos modernos de projeção, a representação de progresso em Montes Claros operacionalizou-se e tornou-se ativa. Nesse sentido, o cinema, mediante os discursos dos jornais, estabeleceu um índice daquilo que era moderno , civilizado , progresso , e constituiu um veio de identificação para avaliar a cidade como uma metrópole do norte , metrópole nordestina , sociedade culta . Por fim, verificou-se que, no atual ambiente econômico cinematográfico, caracterizado pela concentração das salas e dos recursos econômicos, ficam reduzidas as chances, sobretudo, em Montes Claros, para o exibidor familiar tradicional, que resolvia construir ou adaptar uma sala para exibição cinematográfica, e, para tal fim, estabelecia um contrato junto a uma firma ou distribuidora incumbida de municiar de películas a casa exibidora instituída. |
Abstract: | The subject of this study, Leisure, cinema and modernity: a study on the cinema in Montes Claros (MG) - 1900-1940 , refers to an investigation about the genesis of the exhibition circuit of cinema in Montes Claros and about the different ways of leisure which were found on the public space of the abovementioned town. Another purpose of this research was to reflect on how modernity was configured in this county. The sources used in this research were of different origins. From a range of sources, one could notice that throughout the 19th century, between 1840 and 1880, Montes Claros had an important role in regional trade. Thus, the opening of new streets, the fruitful trade with neighbor cities, the installation of plant tissues at Cedro, the arrival of the telegraph and the display of the cosmorama (among other situations and events in the final years of the 19th century) represented the preeminence of urban underway in Montes Claros. However these different events had not patented merely economic changes. Concomitant to all these changes, it was found that some circus companies, itinerant theater groups (called mambembes ) and performances of prestidigitation which came upon the public scene of the small town revealed that the region of Montes Claros had no artistic isolation. The performances of the mamembes had prepared the public for the advent of optical and audio entertainment, and also for the cinema at the dawn of the 20th century, because they were close to the seventh art, since they arouse the shock, surprise, enthusiasm, excitement and rush. All these features correspond, thus, to stimuli similar to those coming from modern changes, such as traffic, machinery, transportation, city lights, urban clusters and different noises. The mediation of cinema and the inauguration of the theaters along with the building improvements and installation of modern projection equipment, the progress in Montes Claros began to be operated and became active. Thus, through the discourse of newspapers, the cinema became a reference of what was modern , civilized , progress and also a way of identification in order to evaluate the city as a northeastern metropolis , a northern metropolis , a polite society . Finally, one could notice that in the current economic environment of the cinema, which is characterized by the concentration of the theaters and of the economic resources, there is a small chance, especially in Montes Claros, of existing a traditional familiar exhibitor, who decides to build or adapt a place to film exhibitions and, for this purpose, signs a contract with a company or distributor responsible for equipping the film exhibitor house with films. |
Palavras-chave: | Lazer Cinema Modernidade Montes Claros Leisure Exhibition Modernity História social História social Montes Claros (MG) Cinema Aspectos sociais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Referência: | CARVALHO, Jailson Dias. Lazer, cinema e modernidade: um estudo sobre a exibição cinematográfica em Montes Claros (MG) - 1900-1940. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16388 |
Data de defesa: | 27-Set-2010 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lazer, cinema e modernidade.pdf | 5.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.