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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Por um fio : experiências de atendentes de call centers em Uberlândia/MG (1998-2009)
Author: Finzi, Tiago Resende
First Advisor: Paula, Dilma Andrade de
First member of the Committee: Morais, Sérgio Paulo
Second member of the Committee: Maza, Fábio
Summary: A presente dissertação procura compreender as transformações nas relações de trabalho e na vida de milhares de trabalhadores em nossa sociedade que ocorreram, sobretudo, nas décadas de 1990 e 2000, analisando por meio de entrevistas com atendentes de centrais de atendimento da cidade de Uberlândia em Minas Gerais, como estes experimentam e significam o trabalho nestas empresas. A questão do tempo, das técnicas e tecnologias foi abordada procurando compreender como os trabalhadores e patrões disputam novos hábitos, costumes e valores nesta sociedade, em que uma série de mudanças passa a ocorrer em uma velocidade muito grande, trazendo consequências para vida destes sujeitos, muitas das vezes, prejudicando a saúde física e mental dos mesmos. Enfim, a análise do processo de flexibilização das relações de trabalho por meio de entrevistas com atendentes, análise de cartilhas produzidas pelas empresas do setor e o diálogo com autores de distintas áreas do conhecimento propiciou uma série de reflexões que julgo serem relevantes para a discussão a respeito das relações capitalistas contemporâneas, tendo como ênfase o caso dos trabalhadores das centrais de atendimento de Uberlândia, uma vez que, as call centers podem ser consideradas um ambiente privilegiado em que as transformações na vida e no trabalho de vários sujeitos podem ser verificadas com grande intensidade.
Abstract: The present dissertation has the intention to comprehend the transformations in the work relations and life of thousands of workers in our society that happened, mostly, during the decades of 1990 and 2000, analyzing interviews with assistant attendants of the city of Uberlândia in Minas Gerais, and see how they feel and understand their work for these companies. The issue of time, techniques and technologies were dealt with the aim to comprehend how workers and their bosses have new habits, customs and values in society, changes which occur very fast in their lives, causing many times harmful consequences to their physical and mental well-being. Finally, the analysis of the process of the flexibility related to work by interviews with the workers, analysis of booklets produced by companies and the dialogue with authors of several areas of knowledge provided plenty of reflection relevant to the discussion about contemporary capitalist relations, emphasizing the assistant attendants of Uberlândia, once ―call centers‖ can be considered a privileged environment where the changes in life and work of different people can be noticed with great intensity.
Keywords: Call centers
Atendentes
Experiências
Flexibilização do trabalho
Tempo
Técnicas
Tecnologias
História oral
Uberlândia
Attendants
Experiences
Work flexibility
Time
Techniques
Oral history
História social
Uberlândia - História
Uberlândia (MG) - Condições sociais
Trabalhadores - Uberlândia (MG) - História
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em História
Quote: FINZI, Tiago Resende. Por um fio : experiências de atendentes de call centers em Uberlândia/MG (1998-2009). 2010. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16387
Date of defense: 30-Aug-2010
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