Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16358
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Joaquina do Pompéu: tramas de memórias e histórias
Autor: Noronha, Gilberto Cezar de
Primer orientador: Seixas, Jacy Alves de
Primer miembro de la banca: Puga, Vera Lúcia
Segundo miembro de la banca: Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade
Resumen: Este trabalho propõe uma discussão sobre os usos e significados da memória e da história de Joaquina do Pompéu, procurando analisar como, por que e para que sua história tem sido utilizada e quais significados têm adquirido na sua apropriação, na construção das intrigas tecidas tanto pela memória histórica, como pela memória daqueles que compõem os diversos grupos que lembram de Joaquina do Pompéu. Os registros dessa trama estão disponíveis nos mais diversos lugares: obras da historiografia tradicional, nos livros de Gilberto Freyre, historiografia de Minas Gerais, novas correntes historiográficas, na obra de memorialistas das cidades do interior de Minas Gerais, na denominação de ruas e praças das cidades da região do Alto São Francisco, nas festas comemorativas da cidade de Pompéu, nas memórias individuais (e coletiva), fazendo parte das conversas de família (nos causos, nas histórias, nas piadas, nos discursos dos políticos da região que se projetaram no cenário nacional), nas histórias da luta pelo reconhecimento da identidade étnica dos índios Kaxixós, na boca das crianças das cidades do Alto São Francisco. Esta proposta se localiza nos limites das discussões sobre a relação entre história e memória e sobre a natureza mesma da memória. Nesta abordagem procura uma aproximação àqueles que desconfiam da coincidência simplista entre história e memória e mesmo de uma oposição radical entre as duas. Assim, buscamos um diálogo entre história e memória, considerando seus tempos e linguagens diferentes. Procuramos apreender a historicidade do fenômeno de memória de Joaquina do Pompéu na longa duração, em toda a sua força e persistência na região do Alto São Francisco, por mais de dois séculos e meio, do período em que ela viveu até os dias de hoje (1752-2005). Procuramos avançar nessa temática considerando as lembranças sobre Joaquina do Pompéu não apenas como fonte da história, tampouco um tipo de conhecimento conflitante com o conhecimento historiográfico, mas como um fenômeno importante para a compreensão da história do Alto São Francisco, ele próprio portador de uma historicidade.
Palabras clave: Minas Gerais - História
História social - Minas Gerais
Pompéu, Joaquina do Crítica e interpretação
História
Memória
Joaquina do Pompéu
History
Memory
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Cita: NORONHA, Gilberto Cezar de. Joaquina do Pompéu: tramas de memórias e histórias. 2006. 208 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2006.05
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2006.05
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16358
Fecha de defensa: 24-feb-2006
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.