Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16346
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGuerra, Fabiana de Paula
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:41Z-
dc.date.available2009-04-22
dc.date.available2016-06-22T18:45:41Z-
dc.date.issued2008-09-10
dc.identifier.citationGUERRA, Fabiana de Paula. Luta armada em foco: a guerrilha do Araguaia nas telas do cinema. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16346-
dc.description.abstractThe present work aims at to analyze the Araguaya film: the conspiracy of silence (2005), with intention to perceive which is the representation contained in the images concerning the staged episode, the Guerrilla of the Araguaia. For in such a way, history/cinema is anchored in the relation, sketching which had been the covered ways so that the cinema was incorporated the field of knowing description. In the search for understanding as if it establishes the dialogue between the cited areas, childbirth of the representation notion, standing out that it corresponds to a form to give to visibility the definitive aspect of the reality, not corresponding, thus, to the real in itself. In this direction, I point with respect to the necessity of the historian to be intent to if leaning over on a historical film, perceiving that this possesss a real effect that does not have to be disrespected by the researcher. To reach the explicitados intentions, I nominate as starting point the proper cinematographic workmanship, observing as it presents relations with the gift, that is, as some aspects of the past are retaken to express referring necessities, yearnings and investigations to the moment where it was produced. Being thus, intent for the type of approach given for the producers, what if express in the direction of direction contained in the images that constitute the film.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectGuerrilha do Araguaiapor
dc.subjectHistory/cinemaeng
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectGuerrilla of the Araguaiaeng
dc.subjectCinema e história - Brasilpor
dc.subjectGuerrilhas - Araguaia, Rio, Valepor
dc.subjectDuque, Ronaldo - Araguaya : a conspiração do silêncio (Filme) - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleLuta armada em foco: a guerrilha do Araguaia nas telas do cinemapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paranhos, Kátia Rodrigues
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702105A6por
dc.contributor.referee1Lehmkuhl, Luciene
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708011T6por
dc.contributor.referee2Pereira, Victor Hugo Adler
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781375U0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267252Y8por
dc.description.degreenameMestre em Históriapor
dc.description.resumoO presente trabalho visa analisar o filme Araguaya: a conspiração do silêncio (2005), com o intuito de perceber qual é a representação contida nas imagens acerca do episódio encenado, a Guerrilha do Araguaia. Para tanto, ancora-se na relação história/cinema, esboçando quais foram os caminhos percorridos para que o cinema fosse incorporado ao campo do saber histórico. Na busca por compreender como se estabelece o diálogo entre as áreas citadas, parto da noção de representação, ressaltando que corresponde a uma forma de dar visibilidade a determinado aspecto da realidade, não correspondendo, assim, ao real em si. Neste sentido, aponto para a necessidade de o historiador estar atento ao se debruçar sobre um filme histórico, percebendo que este possui um efeito de real que não deve ser desconsiderado pelo pesquisador. Para alcançar os propósitos explicitados, nomeio como ponto de partida a própria obra cinematográfica, observando como ela apresenta relações com o presente, ou seja, como alguns aspectos do passado são retomados para expressar necessidades, anseios e indagações referentes ao momento em que foi produzida. Sendo assim, atento para o tipo de enfoque dado pelos realizadores, o que se expressa na direção de sentido contida nas imagens que constituem o filme.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81764731-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiana.pdf533.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.