Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16346
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Guerra, Fabiana de Paula | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:45:41Z | - |
dc.date.available | 2009-04-22 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:45:41Z | - |
dc.date.issued | 2008-09-10 | |
dc.identifier.citation | GUERRA, Fabiana de Paula. Luta armada em foco: a guerrilha do Araguaia nas telas do cinema. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16346 | - |
dc.description.abstract | The present work aims at to analyze the Araguaya film: the conspiracy of silence (2005), with intention to perceive which is the representation contained in the images concerning the staged episode, the Guerrilla of the Araguaia. For in such a way, history/cinema is anchored in the relation, sketching which had been the covered ways so that the cinema was incorporated the field of knowing description. In the search for understanding as if it establishes the dialogue between the cited areas, childbirth of the representation notion, standing out that it corresponds to a form to give to visibility the definitive aspect of the reality, not corresponding, thus, to the real in itself. In this direction, I point with respect to the necessity of the historian to be intent to if leaning over on a historical film, perceiving that this possesss a real effect that does not have to be disrespected by the researcher. To reach the explicitados intentions, I nominate as starting point the proper cinematographic workmanship, observing as it presents relations with the gift, that is, as some aspects of the past are retaken to express referring necessities, yearnings and investigations to the moment where it was produced. Being thus, intent for the type of approach given for the producers, what if express in the direction of direction contained in the images that constitute the film. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Representação | por |
dc.subject | Guerrilha do Araguaia | por |
dc.subject | History/cinema | eng |
dc.subject | Representation | eng |
dc.subject | Guerrilla of the Araguaia | eng |
dc.subject | Cinema e história - Brasil | por |
dc.subject | Guerrilhas - Araguaia, Rio, Vale | por |
dc.subject | Duque, Ronaldo - Araguaya : a conspiração do silêncio (Filme) - Crítica e interpretação | por |
dc.title | Luta armada em foco: a guerrilha do Araguaia nas telas do cinema | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Paranhos, Kátia Rodrigues | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702105A6 | por |
dc.contributor.referee1 | Lehmkuhl, Luciene | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708011T6 | por |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Victor Hugo Adler | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781375U0 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267252Y8 | por |
dc.description.degreename | Mestre em História | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa analisar o filme Araguaya: a conspiração do silêncio (2005), com o intuito de perceber qual é a representação contida nas imagens acerca do episódio encenado, a Guerrilha do Araguaia. Para tanto, ancora-se na relação história/cinema, esboçando quais foram os caminhos percorridos para que o cinema fosse incorporado ao campo do saber histórico. Na busca por compreender como se estabelece o diálogo entre as áreas citadas, parto da noção de representação, ressaltando que corresponde a uma forma de dar visibilidade a determinado aspecto da realidade, não correspondendo, assim, ao real em si. Neste sentido, aponto para a necessidade de o historiador estar atento ao se debruçar sobre um filme histórico, percebendo que este possui um efeito de real que não deve ser desconsiderado pelo pesquisador. Para alcançar os propósitos explicitados, nomeio como ponto de partida a própria obra cinematográfica, observando como ela apresenta relações com o presente, ou seja, como alguns aspectos do passado são retomados para expressar necessidades, anseios e indagações referentes ao momento em que foi produzida. Sendo assim, atento para o tipo de enfoque dado pelos realizadores, o que se expressa na direção de sentido contida nas imagens que constituem o filme. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81764731 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Fabiana.pdf | 533.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.