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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16313
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Anatol Rosenfeld: o crítico como pensador |
Autor: | Cardoso, Maria Abadia |
Primer orientador: | Ramos, Rosangela Patriota |
Primer miembro de la banca: | Reinato, Eduardo José |
Segundo miembro de la banca: | Costa, Rodrigo de Freitas |
Tercer miembro de la banca: | Ramos, Alcides Freire |
Cuarto miembro de la banca: | Nunes, Leandro José |
Resumen: | PRIVILEGIANDO AS INTRÍNSECAS relações entre a História e a Estética, especificamente uma abordagem que procura compreender a historicidade no âmbito da teoria crítica e da prática criativa, esta pesquisa pautou-se em investigar a produção intelectual de Anatol Rosenfeld. Produção essa que contempla principalmente textos de teoria e crítica literárias, bem como teoria e práxis teatrais. Desse modo, a Literatura e principalmente o Teatro foram linguagens fundamentais para investigar a materialidade que a dimensão estética e a dimensão histórica, assim como as suas interfaces, adquirem nos escritos de Anatol Rosenfeld. Com o intuito de compreender a singularidade de suas construções, foi necessário mapear não somente os seus referenciais teóricos, mas especialmente os históricos. Dentre outros, foram vieses importantes para o desenvolvimento deste trabalho: atuação intelectual e perspectiva política, passado e presente, arte e política, teoria e crítica. Os seus escritos, considerados aqui como documentos, foram primordiais para situar a historicidade de suas construções. |
Abstract: | Favoring the intrinsic relationship between History and Aesthetics, specifically an approach that seeks to understand the historicity within the critical theory and creative practice, this research was based on investigate the intellectual production of Anatol Rosenfeld. This production mainly includes texts of literary theory and critics, as well as theory and theatrical práxis. Thus, literature and mostly theater were fundamental languages to investigate the materiality that the aesthetic and the historical dimensions, as well as its interfaces, acquire in Anatol Rosenfeld s writings. In order to understand the uniqueness of its construction, it was necessary to "map" not only their theoretic, but specially their historic referential. Among others, important biases for the development of this work were: intellectual activities and political perspectives, past and present, art and politics, theory and critic. His writings, considered here as documents, were crucial to situate the historicity of his constructions. |
Palabras clave: | História social Rosenfeld, Anatol, 1912-1973 - Crítica e interpretação História e teatro Literatura e história História Estética Anatol Rosenfeld Literatura Teatro Crítica teatral History Aesthetics Literature Theater Theatrical review |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Cita: | CARDOSO, Maria Abadia. Anatol Rosenfeld: o crítico como pensador. 2014. 352 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.20 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.20 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16313 |
Fecha de defensa: | 21-feb-2014 |
Aparece en las colecciones: | TESE - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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