Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16248
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Trabalho e educação : crítica à produção do conhecimento sobre a educação no campo na Geografia
metadata.dc.creator: Souza, Alex Cristiano de
metadata.dc.contributor.advisor1: Chelotti, Marcelo Cervo
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Murilo Mendonça Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Túlio
metadata.dc.description.resumo: As pesquisas em educação no campo na Geografia, sobretudo aquelas elaboradas em nível de mestrado acadêmico e doutorado apresentam significativo crescimento ao longo do século XXI. Este crescimento está associado à repercussão do Movimento por uma Educação do Campo que ganhou espaço no debate acadêmico através de suas ações por cidadania e educação no espaço rural brasileiro. Dessa forma, buscamos compreender, como objetivo geral desta pesquisa, o estado dessas investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Geografia no Brasil analisando a centralidade do trabalho. Como se trata de uma pesquisa documental-bibliográfica, recorremos ao Banco de Dados da Capes e aos sítios dos Programas de Pós-Graduação em Geografia para ter acesso às dissertações de mestrado e as teses de doutorado, que foram analisadas e discutidas em 6 grupos temáticos: 1) Geografia Escolar no Campo; 2) Educação Escolar Indígena; 3) Pedagogia da Alternância; 4) Escolas Agrotécnicas; 5) Políticas Públicas e; 6) Paradigmas da educação do campo. As pesquisas aqui analisadas refletem as concepções do Movimento por uma Educação do Campo, incorporando o ecletismo teórico e o escanteamento do materialismo histórico-dialético e da luta de classes, salvo raras exceções. Ao tomar centralidade da categoria trabalho e sua relação dialética com o modo de produção dominante, a consideramos indispensável para a elaboração e desenvolvimento do processo educativo, inclusive como forma a superar as perspectivas localistas, culturalistas e idealistas de educação frequentemente presentes na educação no campo na Geografia.
Abstract: Las investigaciones en educación de campo en Geografía, sobre todo aquellas elaboradas en nivel de maestría y doctorado presentan un significativo crecimiento a lo largo del siglo XX. Este crecimiento está asociado a la repercusión del Movimiento por una Educación de Campo que ganó espacio en el debate académico a través de sus acciones por la ciudadanía y educación en el espacio rural brasileño. De esa forma y como objetivo general buscamos comprender, el estado de esas investigaciones desarrollas en los Programas de Posgraducación en Geografía de Brasil analizando la centralidad del trabajo. Como se trata de una investigación documental bibliográfica, recurrimos al Banco de Datos de la Capes y a los sitios de los Programas de Posgraducación en Geografía para tener acceso a las disertaciones de maestría a las tesis de doctorado, que fueron analizadas y discutidas en 6 grupos temáticos: 1) Geografía Escolar en el Campo; 2) Educación Escolar Indígena; 3) Pedagogía de Alternancia; 4) Escuelas Agrotécnicas; 5) Políticas Publicas y; 6) Paradigmas de educación de campo. Las investigaciones aquí analizadas reflejan las concepciones del movimiento por una educación de campo, incorporando el eclecticismo teórico y la supresión del materialismo histórico-dialectico y de la lucha de clases, salvo raras excepciones. Al tomar la idea central de la categoría del trabajo y su relación dialéctica con el modo de producción dominante, la consideramos indispensable para la elaboración y desarrollo del proceso productivo, inclusive como forma de superar las perspectivas localistas, culturales e idealistas de enseñanza frecuentemente presentes en la educación en el campo de la Geografía.
Keywords: Geografia
Trabalho
Transformação social
Pesquisa documental
Educação do campo
Trabajo
Transformación social
Investigación documental
Educación de campo
Geografia - Estudo e ensino
Educação e trabalho - Zona rural
Educação rural
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: SOUZA, Alex Cristiano de. Trabalho e educação : crítica à produção do conhecimento sobre a educação no campo na Geografia. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16248
Issue Date: 22-Mar-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrabalhoEducacaoCritica.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.