Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16222
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBezerra, Djalma Vieira-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:08Z-
dc.date.available2015-04-30-
dc.date.available2016-06-22T18:45:08Z-
dc.date.issued2015-03-27-
dc.identifier.citationBEZERRA, Djalma Vieira. Tecnologias da informação e comunicação nas aulas de geografia: seus usos no ensino fundamental II nas escolas públicas estaduais de Uberlândia-MG. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.212por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16222-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the use of Information and Communication Technology - ICT in State Public Schools of Uberlândia, Minas Gerais. Its uses and applications for Geography Teachers final years of Secondary School, the research was conducted in a school central urban area, and choose the school was made after survey of 17 of the 54 schools of the State Public Network Uberlândia, MG, in order to know what possessed Computer Lab and the same were being used by their teachers. To find out if the schools had computer labs, and used ICT, we used the direct search method with questionnaire and interview to be answered by the directors of the schools and the participating teachers who actually did use ICT in their lessons. First we performed a study of quantitative data of computer equipment and then made the qualitative survey regarding the use by Geography teachers. This work presents the concepts and the history of technology; Information Technology existing in state schools of Uberlândia, and its use by professionals in the education and methodologies for using ICT as well as the difficulties encountered in implementation in the room during the Geography lessonseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFerramentas tecnológicaspor
dc.subjectRedes de informaçãopor
dc.subjectLaboratório de informáticapor
dc.subjectTechnological toolseng
dc.subjectInformation networkseng
dc.subjectComputer labeng
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectInformáticapor
dc.titleTecnologias da informação e comunicação nas aulas de geografia: seus usos no ensino fundamental II nas escolas públicas estaduais de Uberlândia-MGpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sampaio, Adriany de Ávila Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767724Y4por
dc.contributor.referee1Santos, Rosselvelt José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782766A5por
dc.contributor.referee2Carvalho, Ednea Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221385E9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4434013E7por
dc.description.degreenameMestre em Geografiapor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC nas Escolas Públicas Estaduais de Uberlândia, Minas Gerais. Suas aplicações por professores de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da área urbana, central, e escolhidas após levantamento das informações em 18 das 54 Escolas da Rede Pública Estadual de Uberlândia, MG, com a finalidade de saber quais possuíam Laboratório de Informática e se os mesmos estavam sendo utilizados por seus docentes. Para saber se as Escolas possuíam laboratórios de informática, e utilizavam as TIC, foi utilizado o método de pesquisa direta com questionário e entrevista para ser respondido por diretores das Escolas e pelos professores participantes que realmente utilizam as TIC em suas aulas. Primeiramente foi realizado o quantitativo dos aparelhos de computadores e em seguida feito o qualitativo em relação à prática dos professores de Geografia. Esta dissertação apresenta os conceitos e a história das tecnologias; as Tecnologias da Informação existentes nas Escolas Estaduais de Uberlândia, e sua utilização por profissionais do Ensino e as metodologias para trabalhar com as TIC assim como as dificuldades encontradas na aplicação em sala durante as aulas de Geografiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.212por
dc.orcid.putcode81763874-
dc.crossref.doibatchid101d0d86-efd5-461f-9793-ab4189c542c9-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TecnologiasInformacaoComunicacao.pdf1.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.