Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16222
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Tecnologias da informação e comunicação nas aulas de geografia: seus usos no ensino fundamental II nas escolas públicas estaduais de Uberlândia-MG
Author: Bezerra, Djalma Vieira
First Advisor: Sampaio, Adriany de Ávila Melo
First member of the Committee: Santos, Rosselvelt José
Second member of the Committee: Carvalho, Ednea Nascimento
Summary: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC nas Escolas Públicas Estaduais de Uberlândia, Minas Gerais. Suas aplicações por professores de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da área urbana, central, e escolhidas após levantamento das informações em 18 das 54 Escolas da Rede Pública Estadual de Uberlândia, MG, com a finalidade de saber quais possuíam Laboratório de Informática e se os mesmos estavam sendo utilizados por seus docentes. Para saber se as Escolas possuíam laboratórios de informática, e utilizavam as TIC, foi utilizado o método de pesquisa direta com questionário e entrevista para ser respondido por diretores das Escolas e pelos professores participantes que realmente utilizam as TIC em suas aulas. Primeiramente foi realizado o quantitativo dos aparelhos de computadores e em seguida feito o qualitativo em relação à prática dos professores de Geografia. Esta dissertação apresenta os conceitos e a história das tecnologias; as Tecnologias da Informação existentes nas Escolas Estaduais de Uberlândia, e sua utilização por profissionais do Ensino e as metodologias para trabalhar com as TIC assim como as dificuldades encontradas na aplicação em sala durante as aulas de Geografia
Abstract: This research aimed to analyze the use of Information and Communication Technology - ICT in State Public Schools of Uberlândia, Minas Gerais. Its uses and applications for Geography Teachers final years of Secondary School, the research was conducted in a school central urban area, and choose the school was made after survey of 17 of the 54 schools of the State Public Network Uberlândia, MG, in order to know what possessed Computer Lab and the same were being used by their teachers. To find out if the schools had computer labs, and used ICT, we used the direct search method with questionnaire and interview to be answered by the directors of the schools and the participating teachers who actually did use ICT in their lessons. First we performed a study of quantitative data of computer equipment and then made the qualitative survey regarding the use by Geography teachers. This work presents the concepts and the history of technology; Information Technology existing in state schools of Uberlândia, and its use by professionals in the education and methodologies for using ICT as well as the difficulties encountered in implementation in the room during the Geography lessons
Keywords: Ferramentas tecnológicas
Redes de informação
Laboratório de informática
Technological tools
Information networks
Computer lab
Tecnologia da informação
Informática
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Quote: BEZERRA, Djalma Vieira. Tecnologias da informação e comunicação nas aulas de geografia: seus usos no ensino fundamental II nas escolas públicas estaduais de Uberlândia-MG. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.212
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.212
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16222
Date of defense: 27-Mar-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TecnologiasInformacaoComunicacao.pdf1.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.