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dc.creatorArruda, Luciana Maria Santos de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:04Z-
dc.date.available2014-10-17
dc.date.available2016-06-22T18:45:04Z-
dc.date.issued2014-08-22
dc.identifier.citationARRUDA, Luciana Maria Santos de. O ensino de geografia para alunos com deficiência visual: novas metodologias para abordar o conceito de paisagem. 2014. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16198-
dc.description.abstractThe present dissertation was developed from the need to rethink the teaching of geography to visually impaired students concerning the landscape concept. In order to do that the main goal was the creation of sensory didactic material using the experiences lived by the students of Instituto Benjamin Constant (IBC) in the landscape that composes it. It was also necessary a reflection on special and inclusive education in the world and in Brazil, particularly nowadays in Brazil with an inclusive perspective in which legislation has advanced greatly. To present IBC and how it organizes itself as a center of reference was also of the utmost importance, as it is necessary a historical recovery of the teaching of geography in this centenarian and pioneer institution, due to the fact that the first tactile didactic materials used in the teaching of these students were there. The methodology used by teachers is a differential from the moment that several languages are employed to develop the teaching of geography in the IBC, and through their accounts this knowledge was presented and recovered. Geography is build up from learning experiences that go beyond the classroom and therefore the use of sensory didactic resources will add up to the teaching and learning process making the construction of a multisensory landscape possible. Thus, by means of sensory activities, materials which may help students in the understanding of the landscape concept were devised, making the use of the senses real. The theoretical reference was based on Tuan (2012) and Soler (1999) to think this multisensory landscape. Therefore, to think of a meaningful geographic education, independent of the student and the reality that surrounds him, is very important in an inclusive society.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectPaisagem multissensorialpor
dc.subjectMateriais didáticos sensoriaispor
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subjectThe teaching of Geographyeng
dc.subjectMultisensory landscapeeng
dc.subjectSensory didactic materialseng
dc.subjectGeografia Estudo e ensinopor
dc.subjectDeficientes visuaispor
dc.titleO ensino de geografia para alunos com deficiência visual: novas metodologias para abordar o conceito de paisagempor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sampaio, Adriany de ávila Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767724Y4por
dc.contributor.referee1Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791237Y2por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Luziane Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745611P7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4444027E9por
dc.description.degreenameMestre em Geografiapor
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida a partir da necessidade de repensar o ensino de Geografia para alunos com deficiência visual no que tange ao conceito de paisagem. Para isso, o objetivo principal foi a criação de materiais didáticos sensoriais utilizando as experiências vividas pelos alunos do Instituto Benjamin Constant (IBC), na paisagem que estas compõem. Também foi necessária uma reflexão sobre a educação especial e inclusiva no mundo e no Brasil e hoje, particularmente no Brasil, com uma perspectiva inclusiva, pois a legislação teve um grande avanço. Apresentar o IBC e como este se organiza como centro de referência também foi de suma importância, uma vez que se faz necessário um resgate histórico do ensino de Geografia nessa instituição centenária e pioneira, visto que os primeiros materiais didáticos táteis utilizados no ensino desses alunos estavam ali. A metodologia utilizada pelos professores é um diferencial a partir do momento em que as diferentes linguagens são utilizadas para desenvolver o ensino de Geografia no IBC, e por meio de seus relatos possibilitou que esse conhecimento fosse apresentado e resgatado. A Geografia é construída a partir de situações de aprendizagem que vão além da sala de aula. Dessa forma, a utilização de recursos didáticos sensoriais irá somar no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a construção de uma paisagem multissensorial. Então, por meio de atividades sensoriais, foram construídos materiais que pudessem auxiliar os alunos na compreensão do conceito de paisagem e possibilitem a utilização dos sentidos. Para isso, o referencial teórico da pesquisa foi pautado em Tuan (2012) e Soler (1999), considerando acercar essa paisagem multissensorial. Assim, pensar uma educação geográfica significativa independente do aluno e da realidade que o cerca é muito importante na sociedade inclusiva.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81763856-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

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