Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16196
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZuba, Janete Aparecida Gomes-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:03Z-
dc.date.available2007-04-16-
dc.date.available2016-06-22T18:45:03Z-
dc.date.issued2006-12-12-
dc.identifier.citationZUBA, Janete Aparecida Gomes. Ensino de geografia e formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental: das expectativas do Curso Normal Superior da Unimontes à realidade. 2006. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16196-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the teaching of Geography in the formation of the Teachers of the initial series of basic education, egresses of the Normal Superior Course of The Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes, in the period ranging from 2000 to 2002, and who work in the Municipal schools of the City of Montes Claros, aiming to understand the process of formation in relation to their practices developed in this discipline. It is a research of quant-qualitative nature. The student-teachers of the Normal Superior course were characterized by taking into account the graduate course of their formation and in service, also the bonds established between the professional place and the staff. The proposal of the course in study begins by the principle of the experience of the professor as base of the formation in service, to prepare a professional who is reflective and capable of contextualizing, effectively, theory and practice. The study revealed that the teachers of the Municipal Education Schools had looked for the Normal Superior Course as a professional improvement, and not only as result of the requirement of the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN/96. However, the examination of their theoretic-methodological position showed unfamiliarity, on the part of the majority, of what can be considered important to teach in Geography, including the absence of the called cartographic alphabetization.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopor
dc.subjectGeografia - Estudo e ensino - Montes Claros (MG)por
dc.subjectEnsino de geografiapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectSéries iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectTeaching of geographyeng
dc.subjectTeachers formationeng
dc.subjectInitial series of basic educationeng
dc.titleEnsino de geografia e formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental: das expectativas do Curso Normal Superior da Unimontes à realidadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Vlach, Vânia Rubia Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783106A4por
dc.contributor.referee1Silva, Marcelo Soares Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721866Z8por
dc.contributor.referee2Buitoni, Marisia Margarida Santiago-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796931Z7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221232Z5por
dc.description.degreenameMestre em Geografiapor
dc.description.resumoEsta dissertação investiga o ensino de Geografia na formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, egressos do Curso Normal Superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de 2000 a 2002, e atuantes na Rede Municipal de Ensino da cidade de Montes Claros-MG, com o objetivo de compreender o processo de formação em suas relações com as práticas desenvolvidas nessa disciplina. É uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa. Foram caracterizados os professores alunos do Curso Normal Superior da Unimontes, considerando o percurso da formação superior e em serviço, e os laços estabelecidos entre o espaço profissional e o pessoal. A proposta do referido curso parte do princípio da experiência do professor como base da formação em serviço, para preparar um profissional que seja reflexivo e capaz de contextualizar, efetivamente, teoria e prática. O estudo revelou que as professoras da Rede Municipal de Ensino buscaram o Curso Normal Superior para um aperfeiçoamento profissional e não apenas em decorrência da exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN/96. Entretanto, o exame de suas posições teóricometodológicas revelou desconhecimento, por parte da maioria, do que considera importante ensinar em Geografia, inclusive a ausência da denominada alfabetização cartográfica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81763918-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAGZubaDISSPRT.pdf1.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.