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dc.creatorMenezes, Bethânia Alves de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:44:59Z-
dc.date.available2006-11-28-
dc.date.available2016-06-22T18:44:59Z-
dc.date.issued2006-08-28-
dc.identifier.citationMENEZES, Bethânia Alves de. O mito de Chico Xavier : os usos, apropriações e seduções do simbólico em Uberaba/MG. 2006. 195 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16173-
dc.description.abstractThe research is a result of the questions made around the implicit symbols in the image of the medium Chico Xavier, starting in the places used and appropriated for him in the spread of Christian Spiritism in Uberaba/MG. It has as objetive to define the contents in the created places for this kind of religion involving the person of the medium that consists in understanding the processes of sacred places, even after his death. The central topic of this research is the figure of myth. It takes as fundamental focus of analysis some writers of places and we change the same anallysis of social and sacred places, procedure shared with different social sciences. After analysing the structures, the forms and the contents of the analysis of place, we emphasize the processes of social organization until we reach the real position of the people who continue the work of myth and the organizations, there is, the appropriate place, like: the house, the museum, the book shop, the spiritual center, the assistential group and even the mausoleum. Thus, is was possible to decode the places from the uses and appropriations established by the medium and his public demostrating the social practices in the structure of Spiritism. However, it is evident the image of myth, we try to analyse the legacy of the medium and in his followers, besides the forms of appropriations of these places and of the spread of his teaching.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMitopor
dc.subjectEspaços sagradospor
dc.subjectPráticas sociaispor
dc.subjectLugares e Espiritismopor
dc.subjectMytheng
dc.subjectSacred palceseng
dc.subjectSocial practiceseng
dc.subjectPlaces and Spiritismeng
dc.subjectXavier, Francisco Cândido, 1910-2002 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectEspiritismo - Uberaba (MG)por
dc.subjectReligião e geografiapor
dc.subjectGeografia culturalpor
dc.titleO mito de Chico Xavier : os usos, apropriações e seduções do simbólico em Uberaba/MGpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Rosselvelt José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782766A5por
dc.contributor.referee1Alem, João Marcos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783189D1por
dc.contributor.referee2Rosendahl, Zeny-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795697A9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777241J8por
dc.description.degreenameMestre em Geografiapor
dc.description.resumoA pesquisa é resultado de questionamentos realizados em torno do simbolismo implícitos na imagem do médium Chico Xavier, a partir dos espaços usados e apropriados por ele na difusão do Espiritismo Cristão em Uberaba/MG. Tem como objetivo decifrar os conteúdos dos espaços criados a partir da doutrina espírita, envolvendo a pessoa do médium que consistem em compreender os processos de sacralização de espaços, mesmo após a sua morte. O problema central da pesquisa em questão é o espaço do mito. Tomam-se como ponto fundamental de análise alguns teóricos do espaço e desloca-se a mesma análise do espaço social para o espaço sagrado; procedimento este compartilhado por diversas correntes das ciências sociais. Analisadas as estruturas, as formas e os conteúdos da unidade de análise do espaço, enfatizam-se os processos de organização social, até atingir as posições concretas das pessoas que continuam a obra do mito e das organizações, ou seja, os espaços apropriados como: a casa e/ou museu, a livraria, o centro espírita, o grupo assistencial e, por fim, o mausoléu. Assim, foi possível decifrar os lugares a partir dos usos e apropriações estabelecidas pelo médium e por seu público demonstrando as práticas sociais demandadas na estruturação do Espiritismo. Embora seja evidente sua imagem de mito, busca-se analisar nos legados do médium e em seus seguidores, além das formas de apropriação desses espaços e da difusão de seus ensinamentos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81763457-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

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Figura 29.cdr3.99 MBUnknownView/Open
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