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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16143
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O trabalho de campo em geografia: múltiplas dimensões espaciais e a escolarização de pessoas surdas |
First Advisor: | Sampaio, Adriany de Ávila Melo |
First member of the Committee: | Silva, Lázara Cristina da |
Second member of the Committee: | Fernandes, Maria Lídia Bueno |
Summary: | A presente pesquisa é de caráter qualitativo, com a utilização da modalidade estudo de caso. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com análise final n° 321/11 e parecer favorável protocolado sob o n° 147/11. Este estudo tem como objetivo geral refletir sobre o Trabalho de Campo no processo de ensino e de aprendizagem em Geografia para o aluno surdo, no Ensino Médio, em Escola Pública Estadual de Uberlândia/MG. As abordagens levam em consideração o ensino de Geografia na perspectiva da educação como instrumento de transformação social, e a escola como lugar onde ocorre o desenvolvimento dos sujeitos para o enfrentamento das desigualdades na sociedade capitalista contemporânea por meio da sua formação cidadã. Na investigação, foram consideradas as concepções de professores de Geografia, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de alunos surdos do ensino médio sobre: o modelo de inclusão, a escola atual frente às diferenças culturais e as metodologias utilizadas na construção do saber em Geografia. Na escolha da escola-objeto de estudo, o critério utilizado foi à presença de alunos surdos no ensino médio em quantidade proposta para estudo. A análise dos dados aponta para um sistema de inclusão deficitário, ou seja, vários problemas são evidenciados pelos pesquisados; dentre eles, destacam-se: a ausência de formação continuada para professores e equipe pedagógica, recursos pedagógicos insuficientes e inflexibilidade no currículo. Os professores e intérpretes demonstraram-se favoráveis ao processo de inclusão dos alunos surdos na escola regular; todavia, consideram-se profissionalmente despreparados para o trabalho com estes alunos e com as demais deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Diante dessa realidade, os professores e intérpretes apostam na necessidade de cursos de formação continuada, plano de carreira que valorize a categoria, flexibilidade curricular e tempo para planejamento pedagógico. Todos os entrevistados apontaram a importância do Trabalho de Campo no ensino e na aprendizagem dos alunos surdos. No entanto, professores que não realizam esse tipo de atividade relataram diversos empecilhos para a sua concretização, destacando-se: carga horária de trabalho excessiva e a responsabilidade em sair com os alunos em lugares que não seja o espaço escolar. |
Abstract: | This qualitative research uses the Case Study. The project was submitted to the Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) of the Universidade Federal de Uberlândia (UFU), with final analysis n. 321/11 and assent filed under n. 147/11. This study aims to reflect on the field work in the teaching process and learning in Geography for the deaf student in a public High School of the State at Uberlândia-MG. Approaches take into account the teaching of Geography in the view of education as an instrument for social transformation, thinking the school as a place where the development of the individuals happens to confront the inequalities in contemporary capitalist society through their civic education. I the investigation we considered the Geography teachers‟ conceptions, the conceptions of the interpreters of Libras and Deaf high school students about: the inclusion model, the current school against cultural differences and the methodologies used in the construction of knowledge in Geography. Choosing the school as object of study, the criterion used was the presence of deaf students in High School in sufficient quantity for research‟s study. The data analysis points to a deficient system of inclusion. In another words, several problems are highlighted by interviewee, which are: there is no continuing education process for teachers and teaching group, teaching resources are inadequate and the curriculum is inflexible. However, teachers and interpreters are favorable to the process of inclusion of deaf students in regular schools. In s spite of this, they consider themselves professionally unprepared to work with these students and other disabilities, pervasive developmental disorders and high ability/talented. Given this reality, teachers and interpreters need to bet on continuing education courses, Career Plan that values the category. It is necessary curricular flexibility and time for educational planning. All interviewee indicated the importance of field work in teaching and learning of deaf students. However, teachers who do not perform this kind of activity reported several obstacles for its implementation, including: excessive workload and responsibility to lead students in places out of the school environment. |
Keywords: | Metodologia Espaço geográfico Ensino Aluno surdo Methodology Geographical space Education Deaf student Geografia - Estudo e ensino Cegos - Educação Geografia humana Geografia - Trabalho científico de campo |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Quote: | FUENTE, Adriano Rodrigues de Souza de La. O trabalho de campo em geografia: múltiplas dimensões espaciais e a escolarização de pessoas surdas. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.389 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.389 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16143 |
Date of defense: | 24-Aug-2012 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
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