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dc.creatorCunha, Djane Araújo Inácio da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:44:50Z-
dc.date.available2012-04-09-
dc.date.available2016-06-22T18:44:50Z-
dc.date.issued2011-12-13-
dc.identifier.citationCUNHA, Djane Araújo Inácio da. Geoprocessamento e planejamento urbano aplicados ao estudo da ocupação do solo: uma análise do corredor estrutural da Avenida João Naves de Ávila, Uberlândia-MG. 2011. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.156por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16131-
dc.description.abstractThe urbanization is a difficult process of being controlled, therefore, throughout the time some related studies had appeared the optimum planning of the occupation of the ground in the cities. Such fact leads to think about the importance of the urban planning, analyzing this as a permanent process in which they are developed plain and used new technologies to improve the quality of life of the citizens. Therefore, the general objective of the research, was to analyze the legislations that influence directly on the urban planning of the city of Uberlândia-MG. Having as focus, the use of the geoprocessing for one better analysis of the occupation of the ground in the Avenue João Naves de Ávila before and after the implantation of the structural corridor of transport, called Running Southwest. Being thus, software ARCGIS 9.2 was used to assist in the analysis of the planning of urban public transport, road system and occupation of the ground in the Structural Corridor. The research searched to demonstrate that it is possible to be able I publish it municipal theatre, to use tools that are viable the solution of localization problems, that they need analysis of the existing road system, collective transport and use and occupation of the ground. Therefore, the choice to study a Structural Corridor was due to importance of the priority of the public transport in the cities, therefore this attitude is a form to democratize the urban space. Thus, it was evaluated by means of the mapped data, that an increase of registers of users in the ratchets of the stations throughout four years of existence of the corridor had, what it demonstrates that more citizens are giving preference to the use of this type of transport. Thus, although all the aspects mapped throughout the research, are considered that still it is early for affirming if the Structural Corridor is or not responsible for the increase of the built areas. Exactly thus, the applied techniques of geoprocessing in the space analysis had been considered very useful, therefore they had allowed to characterize the behavior of the use of the ground.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectGeoprocessamentopor
dc.subjectPlanejamento urbanopor
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectGeoprocessingeng
dc.subjectUrban planningeng
dc.subjectPlanejamento urbano - Uberlândia (MG)por
dc.subjectGeoprocessamento - Uberlândia (MG)por
dc.titleGeoprocessamento e planejamento urbano aplicados ao estudo da ocupação do solo: uma análise do corredor estrutural da Avenida João Naves de Ávila, Uberlândia-MGpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Soares, Beatriz Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794566A8por
dc.contributor.referee1Ferreira, Denise Labrea-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785931E0por
dc.contributor.referee2Soares, ângela Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708024Y5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238309T0por
dc.description.degreenameMestre em Geografiapor
dc.description.resumoA urbanização é um processo difícil de ser controlado, por isso, ao longo do tempo surgiram vários estudos relacionados ao melhor planejamento da ocupação do solo nos municípios. Tal fato leva a pensar na importância do planejamento urbano, analisando este como um processo permanente no qual são desenvolvidos planos e utilizadas novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Portanto, o objetivo geral da pesquisa, foi analisar as legislações que influem diretamente sobre o planejamento urbano da cidade de Uberlândia-MG. Tendo como foco, o uso do geoprocessamento para uma melhor análise da ocupação do solo na Avenida João Naves de Ávila antes e após a implantação do corredor estrutural de transporte, denominado Corredor Sudoeste. Sendo assim, utilizou-se o software ARCGIS 9.2 para auxiliar na análise do planejamento de transporte público urbano, sistema viário e ocupação do solo no Corredor Estrutural. A pesquisa buscou demonstrar que é possível para o poder publico municipal, utilizar ferramentas que são viáveis a solução de problemas de localização, que necessitem de análise do sistema viário existente, transporte coletivo e uso e ocupação do solo. Portanto, a escolha de estudar um Corredor Estrutural foi devido à importância da priorização do transporte público nas cidades, pois esta atitude é uma forma de democratizar o espaço urbano. Assim, avaliou-se por meio dos dados mapeados, que houve um aumento de registros de usuários nas catracas das estações ao longo de quatro anos de existência do corredor, o que demonstra que mais cidadãos estão dando preferência ao uso desse tipo de transporte. Assim, apesar de todos os aspectos mapeados ao longo da pesquisa, considera-se que ainda é cedo para afirmar se o Corredor Estrutural é ou não responsável pelo aumento das áreas edificadas. Mesmo assim, as técnicas de geoprocessamento aplicadas na análise espacial foram consideradas muito úteis, pois permitiram caracterizar o comportamento do uso do solo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.156-
dc.orcid.putcode81763629-
dc.crossref.doibatchid7cc9fe2a-5989-440b-8d06-6a1cab91a639-
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