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dc.creatorSilva, Mauro Beirigo da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:44:48Z-
dc.date.available2012-02-23-
dc.date.available2016-06-22T18:44:48Z-
dc.date.issued2011-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, Mauro Beirigo da. A dinâmica do comércio de autosserviço do varejo alimentar e a expansão das lojas de vizinhança na cidade de Uberaba (MG). 2011. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.175por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16124-
dc.description.abstractScientific knowledge in geography, economic and commercial dynamics have changed not only the relationship between the land, architecture and landscape of the cities, but also influences the behavior of citizens looking for self-service for their survival. In recent decades, due to changes in economic and socio-cultural, and technological advancement, communication speed and the transport system, it became possible to observe a commercial and geo-economic shift away from city centers, especially the so-called cities averages for the districts. Uberaba, located in the Mesorregião do Triângulo Mineiro e alto Paranaíba, has a population, according to IBGE, more than 2955000 inhabitants with a gross national product of R$ 6,221 billion reais. In town, we can see that this migration has transformed the business dynamics of the urban territory with the creation of new shopping centers, from the inclusion of self-service large surfaces, especially in the retail supermarket sector and even wholesale. In this sense, this research aims to understand the dynamics of retail self-service retail food Uberaba (MG) and the expansion of trade in the city neighborhood stores. Results reveal that there has been a devolution of supermarkets for the neighborhoods of Uberaba, including national networks, transnational, regional and local. In addition, strategies were self-serving survival of the neighborhood in the city, as wide variety of product mix, advertising and direct interaction between management and consumers, as well as loyalty cards, combined with attractive price and good service, which has shown be effective in maintaining old customers and win new.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutosserviçopor
dc.subjectSupermercados de vizinhançapor
dc.subjectProdução do espaçopor
dc.subjectCidades médiaspor
dc.subjectUberaba (MG)por
dc.subjectSelf-serviceeng
dc.subjectNeighborhood supermarketseng
dc.subjectProduction of spaceeng
dc.subjectMedium citieseng
dc.subjectGeografia econômica - Uberaba (MG)por
dc.subjectComércio varejista - Uberaba (MG)por
dc.subjectSupermercados - Comercializaçãopor
dc.titleA dinâmica do comércio de autosserviço do varejo alimentar e a expansão das lojas de vizinhança na cidade de Uberaba (MG)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cleps, Geisa Daise Gumiero-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723851J6por
dc.contributor.referee1Melo, Nágela Aparecida de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771217U0por
dc.contributor.referee2Ortigoza, Silvia Aparecida Guarniéri-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227234T8por
dc.description.degreenameMestre em Geografiapor
dc.description.resumoNo conhecimento científico geográfico, a dinâmica econômico-comercial tem transformado não apenas a relação entre o território, a arquitetura e a paisagem das cidades, como ainda influencia no comportamento do cidadão que procura o autosserviço para sua sobrevivência. Em décadas recentes, em virtude de alterações econômicas e sócio-culturais, assim como o avanço tecnológico, a agilidade na comunicação e no sistema de transportes, tornou-se possível observar um deslocamento comercial e geoeconômico do centro das cidades, em especial das denominadas cidades médias, para os bairros. Uberaba, localizada na Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, possui uma população, segundo o IBGE, de mais de 295.000 habitantes com um produto interno bruto de R$ 6,221 bilhões de reais. Na cidade, podemos observar que essa migração comercial tem transformado a dinâmica do território urbano com a criação de novos centros comerciais, a partir da inserção de grandes superfícies de autosserviço, sobretudo no setor supermercadista de varejo e até mesmo atacadista. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo compreender a dinâmica do comércio varejista de autosserviço do varejo alimentar de Uberaba (MG) e a expansão do comércio das lojas de vizinhança pela cidade. Resultados revelam que houve uma desconcentração dos supermercados para os bairros de Uberaba, incluindo as redes nacionais, transnacionais, regionais e locais. Além disso, foram introduzidas estratégias de sobrevivência do autosserviço de vizinhança na cidade, como grande variedade de mix de produtos, propaganda e a interação direta entre gerência e consumidores, além de cartões de fidelidade, aliado ao preços atrativo e bom atendimento, o que tem demonstrado ser eficaz na manutenção dos antigos consumidores e conquista de novos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.175-
dc.orcid.putcode81763630-
dc.crossref.doibatchid7cc9fe2a-5989-440b-8d06-6a1cab91a639-
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