Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16124
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A dinâmica do comércio de autosserviço do varejo alimentar e a expansão das lojas de vizinhança na cidade de Uberaba (MG)
metadata.dc.creator: Silva, Mauro Beirigo da
metadata.dc.contributor.advisor1: Cleps, Geisa Daise Gumiero
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Nágela Aparecida de
metadata.dc.contributor.referee2: Ortigoza, Silvia Aparecida Guarniéri
metadata.dc.description.resumo: No conhecimento científico geográfico, a dinâmica econômico-comercial tem transformado não apenas a relação entre o território, a arquitetura e a paisagem das cidades, como ainda influencia no comportamento do cidadão que procura o autosserviço para sua sobrevivência. Em décadas recentes, em virtude de alterações econômicas e sócio-culturais, assim como o avanço tecnológico, a agilidade na comunicação e no sistema de transportes, tornou-se possível observar um deslocamento comercial e geoeconômico do centro das cidades, em especial das denominadas cidades médias, para os bairros. Uberaba, localizada na Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, possui uma população, segundo o IBGE, de mais de 295.000 habitantes com um produto interno bruto de R$ 6,221 bilhões de reais. Na cidade, podemos observar que essa migração comercial tem transformado a dinâmica do território urbano com a criação de novos centros comerciais, a partir da inserção de grandes superfícies de autosserviço, sobretudo no setor supermercadista de varejo e até mesmo atacadista. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo compreender a dinâmica do comércio varejista de autosserviço do varejo alimentar de Uberaba (MG) e a expansão do comércio das lojas de vizinhança pela cidade. Resultados revelam que houve uma desconcentração dos supermercados para os bairros de Uberaba, incluindo as redes nacionais, transnacionais, regionais e locais. Além disso, foram introduzidas estratégias de sobrevivência do autosserviço de vizinhança na cidade, como grande variedade de mix de produtos, propaganda e a interação direta entre gerência e consumidores, além de cartões de fidelidade, aliado ao preços atrativo e bom atendimento, o que tem demonstrado ser eficaz na manutenção dos antigos consumidores e conquista de novos.
Abstract: Scientific knowledge in geography, economic and commercial dynamics have changed not only the relationship between the land, architecture and landscape of the cities, but also influences the behavior of citizens looking for self-service for their survival. In recent decades, due to changes in economic and socio-cultural, and technological advancement, communication speed and the transport system, it became possible to observe a commercial and geo-economic shift away from city centers, especially the so-called cities averages for the districts. Uberaba, located in the Mesorregião do Triângulo Mineiro e alto Paranaíba, has a population, according to IBGE, more than 2955000 inhabitants with a gross national product of R$ 6,221 billion reais. In town, we can see that this migration has transformed the business dynamics of the urban territory with the creation of new shopping centers, from the inclusion of self-service large surfaces, especially in the retail supermarket sector and even wholesale. In this sense, this research aims to understand the dynamics of retail self-service retail food Uberaba (MG) and the expansion of trade in the city neighborhood stores. Results reveal that there has been a devolution of supermarkets for the neighborhoods of Uberaba, including national networks, transnational, regional and local. In addition, strategies were self-serving survival of the neighborhood in the city, as wide variety of product mix, advertising and direct interaction between management and consumers, as well as loyalty cards, combined with attractive price and good service, which has shown be effective in maintaining old customers and win new.
Keywords: Autosserviço
Supermercados de vizinhança
Produção do espaço
Cidades médias
Uberaba (MG)
Self-service
Neighborhood supermarkets
Production of space
Medium cities
Geografia econômica - Uberaba (MG)
Comércio varejista - Uberaba (MG)
Supermercados - Comercialização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: SILVA, Mauro Beirigo da. A dinâmica do comércio de autosserviço do varejo alimentar e a expansão das lojas de vizinhança na cidade de Uberaba (MG). 2011. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16124
Issue Date: 19-Dec-2011
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf3.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.