Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16111
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: As tecnologias da informação e comunicação e a formação do professor de geografia
Author: Dias, Claudionor Henrique
First Advisor: Sampaio, Adriany de Ávila Melo
First member of the Committee: Souza Junior, Arlindo José de
Second member of the Committee: Oliveira, Ivanilton José de
Summary: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo avaliar a formação inicial do professor de Geografia quanto à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação para a prática da docência. Na realização da pesquisa foram escolhidas duas instituições pioneiras na formação de professores de Geografia em Goiás: Universidade Federal, em Goiânia, e a Universidade Estadual, em Anápolis. Como metodologia foram utilizados a entrevista com os professores formadores e questionários aplicados aos professores em formação. Os dados foram analisados buscando-se as referências teóricas que subsidiaram construção desse trabalho. Os participantes tiveram participação voluntária e assinaram o Termo Consentimento de Livre Esclarecido, aprovado, juntamente com o projeto, pelo Conselho de Ética da Universidade Federal de Uberlândia. No interior da dissertação encontram-se informações sobre os termos técnica e tecnologia , a fim de compreender a apropriação desses conceitos na prática da docência do professor formador e dos professores em formação, assim como os eventuais desdobramentos desses conceitos na prática da docência em sala na Educação Básica A partir da análise dos resultados, observa-se que os professores em formação aproximam-se dos considerados nativos digitais que manuseiam com facilidade esses novos recursos tecnológicos. Eles buscam caminhos teórico-metodológicos para TIC na sua futura prática de docência na Educação Básica. Os resultados apontam ainda que os usos das TIC, de um lado, facilitaram o trabalho dos professores, e de outro, também promovem a aceleração do tempo chamado aula, o excesso da cópia pela cópia . Os caminhos das TIC dependem muito da aceitação do professor formador em mudar sua prática pedagógica em sala de aula, uma vez que os alunos da Graduação e futuros professores da educação básica já as incorporam em seus afazeres.
Abstract: This work had as its objective to evaluate the initial Geography s teacher education on the use of Communication and Information Technologies for the practice of teaching. In the research we had chosen two pioneering institutions in training teachers of Geography in Goiás: the Universidade Federal de Goiás (Goiânia) and Universidade Estadual (Anápolis). The methodology used was the interview with the Teacher educators and questionnaires for teachers in training. The data were analyzed looking for theoretical references which supported this work. Participants were voluntary and signed the Termo Consentimento de Livre Esclarecido, accepted with the project by the Ethics Committee of Universidade Federal de Uberlândia. Inside the work there are information about the terms technical and technology in order to understand the ownership of these concepts in the practice of teaching and teacher educator of and the teachers in training as well as possible ramifications of these concepts in teaching practice in the classroom in basic education. From the analysis of the results, it is observed that teachers in training are similar to those considered digital natives who easily handle these new technological resources. They seek ways theoretical and methodological for CIT in their future practice of teaching in basic education. The results also indicate that the use of the CITs facilitated the work of teachers and also promote the acceleration of time of the class, over the abusive use of copy. The ways of CITs is heavily dependent on the acceptance of the teacher educator to change their teaching in the classroom, since the undergraduate students and future teachers of basic education already incorporate them in their daily profession.
Keywords: Educação
Tecnologia da informação e comunicação
Education
Communication and information technologies
Geography
Geografia - Estudo e ensino
Geografia - Formação de professores
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Quote: DIAS, Claudionor Henrique. As tecnologias da informação e comunicação e a formação do professor de geografia. 2010. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2010.17
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2010.17
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16111
Date of defense: 23-Dec-2010
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf2.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.