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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16098
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Freitas, Matteus de Paula | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:44:44Z | - |
dc.date.available | 2011-06-13 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:44:44Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-23 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, Matteus de Paula. Mobilidade urbana sustentável e a sua viabilidade nas cidades médias: estudo de referência de Araguari/MG. 2010. 318 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16098 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Urbanização | por |
dc.subject | Mobilidade urbana | por |
dc.subject | Cidade média | por |
dc.subject | Araguari/MG | por |
dc.subject | Urbanization | eng |
dc.subject | Urban mobility | eng |
dc.subject | Mid-size city | eng |
dc.title | Mobilidade urbana sustentável e a sua viabilidade nas cidades médias: estudo de referência de Araguari/MG | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Denise Labrea | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785931E0 | por |
dc.contributor.referee1 | Mesquita, Adailson Pinheiro | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792573Z9 | por |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, William Rodrigues | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728603T6 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267821H8 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Geografia | por |
dc.description.resumo | A pesquisa aqui apresentada trata de uma das questões mais relevantes advinda do processo de urbanização, a mobilidade urbana. As cidades contemporâneas preocupam do ponto de vista da qualidade de vida ao apresentarem infraestruturas e condições de deslocamento insuficientes e desfavoráveis no que se refere à circulação e acessibilidade, bases estruturais do conceito de mobilidade urbana. Nesta perspectiva, definiu-se como escopo central da pesquisa a caracterização da mobilidade dos agentes do trânsito em Araguari/MG, cidade média localizada no Triângulo Mineiro. Objetivos complementares foram: a investigação do processo de urbanização brasileiro, a compreensão das formas de organização e ordenamento das urbanidades em algumas tentativas de planejamento urbano identificadas e a verificação da atual composição do quadro urbano brasileiro, com ênfase maior na análise das cidades médias. Necessário se fez avaliar a sustentação legal proporcionada pela atual legislação pertinente ao sistema de transporte urbano da cidade de Araguari/MG. Para o alcance dos objetivos propostos adotou-se por principais procedimentos metodológicos a leitura de bibliografia que discute sobre as temáticas essenciais abordadas, a busca por informações em fontes secundárias (órgãos de pesquisa e instituições públicas e privadas), o levantamento e análise da legislação referente ao sistema de transporte urbano da cidade pesquisada e a realização de entrevistas e aplicação de questionários com os agentes de destaque da investigação. A pesquisa encontra-se estruturada em três capítulos, sendo que o primeiro discute o processo de urbanização na escala mundial e brasileira, aborda a mobilidade urbana neste cenário e apresenta a composição do quadro urbano no Brasil. O segundo capítulo analisa a situação legal da mobilidade urbana na cidade pesquisada. Já o terceiro e último capítulo apresenta e discute o cenário encontrado da mobilidade dos agentes de trânsito em Araguari/MG. Os resultados encontrados permitiram concluir que a forma com a qual as administrações públicas conduziram e se prepararam para o processo de urbanização no Brasil influenciou negativamente a mobilidade urbana, principalmente nos grandes centros urbanos. Entretanto, as cidades médias se apresentam como urbanidades onde é possível efetivar o conceito de planejamento e mobilidade urbana devido características particulares. Estas localidades devem compreender o sistema de transporte urbano como estrutura e não conseqüência, além de se prepararem institucional e tecnicamente para a condução deste processo. A situação atual da circulação dos agentes do trânsito encontrada na cidade de Araguari/MG é preocupante do ponto de vista da mobilidade urbana, não existem sinais de inclusão social, de comprometimento com o meio ambiente urbano equilibrado, gestão participativa e iniciativas de democratização do espaço público. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Geografia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81763491 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
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