Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16098
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFreitas, Matteus de Paula
dc.date.accessioned2016-06-22T18:44:44Z-
dc.date.available2011-06-13
dc.date.available2016-06-22T18:44:44Z-
dc.date.issued2010-12-23
dc.identifier.citationFREITAS, Matteus de Paula. Mobilidade urbana sustentável e a sua viabilidade nas cidades médias: estudo de referência de Araguari/MG. 2010. 318 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16098-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUrbanizaçãopor
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectCidade médiapor
dc.subjectAraguari/MGpor
dc.subjectUrbanizationeng
dc.subjectUrban mobilityeng
dc.subjectMid-size cityeng
dc.titleMobilidade urbana sustentável e a sua viabilidade nas cidades médias: estudo de referência de Araguari/MGpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Denise Labrea
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785931E0por
dc.contributor.referee1Mesquita, Adailson Pinheiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792573Z9por
dc.contributor.referee2Ferreira, William Rodrigues
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728603T6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267821H8por
dc.description.degreenameMestre em Geografiapor
dc.description.resumoA pesquisa aqui apresentada trata de uma das questões mais relevantes advinda do processo de urbanização, a mobilidade urbana. As cidades contemporâneas preocupam do ponto de vista da qualidade de vida ao apresentarem infraestruturas e condições de deslocamento insuficientes e desfavoráveis no que se refere à circulação e acessibilidade, bases estruturais do conceito de mobilidade urbana. Nesta perspectiva, definiu-se como escopo central da pesquisa a caracterização da mobilidade dos agentes do trânsito em Araguari/MG, cidade média localizada no Triângulo Mineiro. Objetivos complementares foram: a investigação do processo de urbanização brasileiro, a compreensão das formas de organização e ordenamento das urbanidades em algumas tentativas de planejamento urbano identificadas e a verificação da atual composição do quadro urbano brasileiro, com ênfase maior na análise das cidades médias. Necessário se fez avaliar a sustentação legal proporcionada pela atual legislação pertinente ao sistema de transporte urbano da cidade de Araguari/MG. Para o alcance dos objetivos propostos adotou-se por principais procedimentos metodológicos a leitura de bibliografia que discute sobre as temáticas essenciais abordadas, a busca por informações em fontes secundárias (órgãos de pesquisa e instituições públicas e privadas), o levantamento e análise da legislação referente ao sistema de transporte urbano da cidade pesquisada e a realização de entrevistas e aplicação de questionários com os agentes de destaque da investigação. A pesquisa encontra-se estruturada em três capítulos, sendo que o primeiro discute o processo de urbanização na escala mundial e brasileira, aborda a mobilidade urbana neste cenário e apresenta a composição do quadro urbano no Brasil. O segundo capítulo analisa a situação legal da mobilidade urbana na cidade pesquisada. Já o terceiro e último capítulo apresenta e discute o cenário encontrado da mobilidade dos agentes de trânsito em Araguari/MG. Os resultados encontrados permitiram concluir que a forma com a qual as administrações públicas conduziram e se prepararam para o processo de urbanização no Brasil influenciou negativamente a mobilidade urbana, principalmente nos grandes centros urbanos. Entretanto, as cidades médias se apresentam como urbanidades onde é possível efetivar o conceito de planejamento e mobilidade urbana devido características particulares. Estas localidades devem compreender o sistema de transporte urbano como estrutura e não conseqüência, além de se prepararem institucional e tecnicamente para a condução deste processo. A situação atual da circulação dos agentes do trânsito encontrada na cidade de Araguari/MG é preocupante do ponto de vista da mobilidade urbana, não existem sinais de inclusão social, de comprometimento com o meio ambiente urbano equilibrado, gestão participativa e iniciativas de democratização do espaço público.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81763491-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MobilidadeUrbanaSustentavel.pdf6.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.