Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16089
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFirmino, Anaisa Moreira
dc.date.accessioned2016-06-22T18:44:43Z-
dc.date.available2010-12-15
dc.date.available2016-06-22T18:44:43Z-
dc.date.issued2010-08-30
dc.identifier.citationFIRMINO, Anaisa Moreira. Trilhando a estrada de tijolos amarelos da educação ambiental com os jogos educativos. 2010. 314 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16089-
dc.description.abstractIn recent years the ludic has been studied by several areas of knowledge and numerous authors as a facilitator way in the teaching-learning process. Its importance, contribution and benefit to the child s development and learning in affective, physical, cognitive, social and psychic aspects are evidenced in several studies worldwide. In this work we made a general approach on the issue of play, we analyzed the meaning assigned to play, we reflected and discussed about the importance and advanced for the emotional, social, affective and psychic development of the children and the reason and what for they play. We approached issues related to play with regard to education; we examine the ludic activity (educational games) as a pedagogical tool for teaching within the classroom as an aid in Environmental Education. A recent branch within the Environmental Education has tried to bring the playful (environmental playfulness) as sensitizing and facilitating ways for environmental issues primarily with work done with children. This paper presents the results achieved at the Municipal School Sobradinho, in Uberlândia (MG), with teachers and students form 6th and 7th grade of elementary school. We evaluated four educational games that work with environmental issues as a tool in the teaching-learning process in the classroom. The results indicate that the ludic means is configured as an excellent methodological tool for teaching children to work with issues related to the environment. It is a means that gives pleasure and joy to children and therefore they feel more willing to learn.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação lúdicapor
dc.subjectLudicidade ambientalpor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectLudic educationeng
dc.subjectEnvironmental playfulnesseng
dc.subjectGeografia ambientalpor
dc.subjectJogos educativospor
dc.titleTrilhando a estrada de tijolos amarelos da educação ambiental com os jogos educativospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Colesanti, Marlene Teresinha de Muno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760536T6por
dc.contributor.referee1Nehme, Valéria Guimarães de Freitas
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746048U4por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Gelze Serrat de Souza Campos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784566Z4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4237190U6por
dc.description.degreenameMestre em Geografiapor
dc.description.resumoO lúdico, nos últimos anos, vem sendo estudado por diversas áreas do conhecimento e por inúmeros autores como um meio facilitador no processo ensino-aprendizagem. Sua importância, contribuição e vantagem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança nos aspectos afetivos, físicos, cognitivos, sociais e psíquicos são evidenciadas em diversas pesquisas em todo o mundo. Neste trabalho, fizemos uma abordagem geral sobre a questão do brincar, analisamos qual o significado atribuído à brincadeira, refletimos e discutimos sobre sua importância e suas vantagens para o desenvolvimento pleno (emocional, social, afetivo e psíquico) das crianças e o porquê e para que elas brincam. Abordamos ainda, questões relacionadas ao brincar no tocante à educação; examinamos a atividade lúdica (jogos educativos) como ferramenta pedagógica para o ensino dentro de sala de aula como recurso auxiliar na Educação Ambiental. Um ramo recente dentro da Educação Ambiental vem tentado trazer o lúdico (ludicidade ambiental) como meio facilitador e sensibilizador para as questões ambientais principalmente com trabalhos realizados com crianças. Portanto, este trabalho reúne o resultado concretizado na Escola Municipal Sobradinho, no município de Uberlândia (MG), com professores e alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental. Avaliamos 4 jogos educativos que trabalham com a temática ambiental como ferramenta no processo ensino-aprendizagem em sala de aula. Os resultados apontam que o recurso lúdico, se configura como uma excelente ferramenta metodológica de ensino para trabalhar com as crianças questões relacionadas ao meio ambiente. É um recurso que dá prazer e alegria a elas e, por isso, se sentem mais dispostas a aprender.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81763575-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Anaisa.pdf8.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.