Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16065
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Metodologias do ensino da geografia em estabelecimentos escolares do Brasil e da França - Uberândia/Paris (2002-2003)
metadata.dc.creator: Ulhôa, Leonardo Moreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Vlach, Vânia Rubia Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Mara Rubia Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Pessôa, Vera Lúcia Salazar
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho se definiu a partir da preocupação em identificar as razões do desinteresse/desestímulo dos alunos pela disciplina Geografia. Nessa perspectiva, examinamos as metodologias de ensino utilizadas na prática pedagógica desenvolvida na 5ª série do ensino fundamental no Brasil (Uberlândia) e na sixième dos estabelecimentos escolares franceses (Paris). Problematizando a antiga concepção de que o ensino de Geografia não é importante, uma vez que exigiria apenas a capacidade de memorização e porque não desenvolveria o raciocínio e o espírito crítico dos alunos, recuperamos o interesse e a sedução que esta disciplina pode exercer nas escolas. Nossa pesquisa aponta sinais de superação de uma metodologia centrada no livro didático, por meio de uma crítica das imagens e dos discursos propagados pela mídia, da realização de trabalhos de campo, da valorização dos mapas e do cotidiano do aluno como ponto de partida para a prática pedagógica, sempre que pertinente. Por meio dessas metodologias de ensino, entendemos que a reconstrução do saber geográfico e o redimensionamento das práticas educativas são possíveis, de sorte que se resgata o encanto da disciplina. Renovar nossa prática pedagógica cotidianamente, na sala de aula, é cada vez mais indispensável, se o propósito é criar condições para que os alunos se apropriem dos conhecimentos que a Geografia fornece para uma compreensão dos desafios que enfrentamos no mundo atual.
Abstract: Interest in discovering the reasons for student s lack of interest/stimulus in Geography as a school subject gave rise to this study. Thus, we examined the educational methodologies used in the pedagogic practice developed in the fifth grade of the elementary school in Brazil (Uberlândia) and in "sixiéme" in schools in France (Paris). We have redeemed the interest and attraction that this subject could have in the schools by questioning the old conception that the teaching of Geography is not important, because it only demands memorization and that it does not develop the thinking and the critical spirit of the students. Our research shows signs for the improvement of the methodology used in present didactic books by means of: the images and the language of the midia; field work; the valorization of maps; and of the students daily routine as a start of the pedagogic practice, whenever possible. By using these pedagogic practices, we understand that the reconstruction of geographical knowledge and the redimensioning of the educational practices are possible. In this manner the delights of learning Geography as a school subject can be accomplished. The renewal of our daily pedagogy in the classroom becomes more and more important if we wish to impart to the students the conditions necessary to assimilate the knowledge which study of Geography provides for a greater understanding of challenges we face in today s world.
Keywords: Ensino de geografia
Metodologias de ensino
Prática pedagógica
Formação docente
Geography teaching
Teaching methods
Pedagogy in practice
Teacher training
Geografia - Estudo e ensino
Geografia - Estudo e ensino - (Ensino fundamental)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: ULHÔA, Leonardo Moreira. Metodologias do ensino da geografia em estabelecimentos escolares do Brasil e da França - Uberândia/Paris (2002-2003). 2005. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16065
Issue Date: 13-Mar-2005
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MetodologiaEnsinoGeografia.pdf5.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.