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dc.creatorMesquita, Adailson Pinheiro-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:44:01Z-
dc.date.available2016-03-17-
dc.date.available2016-06-22T18:44:01Z-
dc.date.issued2008-04-07-
dc.identifier.citationMESQUITA, Adailson Pinheiro. Dos fragmentos à totalidade?: mobilidade e legibilidade urbana de Uberlândia MG. 2008. 360 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15911-
dc.description.abstractThe century XX was characterized by rationalist attitudes on the part of the urban planners, contributing to the production of the urban space without many considerations on the social and cultural aspects of the man. The planning of the transports and mobility did not run away from the rationalist rule and throughout years of its application, since the creation of the models that relate transports and use of the ground, has understood the reality of the urban displacements under the vision of cause and effect. The theoretical approach of human geography from the studies of ambient perception search to launch a new light on the on questions to the psychological dimensions of the relations between the human behavior and the physical and/or natural environment, inserting there the question of the mobility, the wayfinding and the urban legibility. This work investigated the existing relations between the space representations of the city of Uberlândia-MG and the standards of mobility of its inhabitants. The work described the standards of the public image of there searched city and the space representations of the different groups of users of the public ways, and its relations with the legibility of the urban space and the standards of mobility defined by its modal one of displacement (walking, by bus and by car).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPercepção ambientalpor
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectPlanejamento dos espaços urbanospor
dc.subjectEnvironmental perceptioneng
dc.subjectUrban mobilityeng
dc.subjectPlanning of urban spaceseng
dc.subjectGeografia urbana Uberlândiapor
dc.subjectTransporte urbano - Uberlândia (MG)por
dc.titleDos fragmentos à totalidade?: mobilidade e legibilidade urbana de Uberlândia-MGpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Colesanti, Marlene Teresinha de Muno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760536T6por
dc.contributor.referee1Soares, Beatriz Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794566A8por
dc.contributor.referee2Sposito, Maria Encarnação Beltrão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783105J4por
dc.contributor.referee3Ferreira, William Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728603T6por
dc.contributor.referee4Araújo, Ronaldo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792573Z9por
dc.description.degreenameDoutor em Geografiapor
dc.description.resumoO século XX foi caracterizado por atitudes racionalistas por parte dos planejadores urbanos, contribuindo para a produção do espaço urbano sem muitas considerações sobre os aspectos sociais e culturais do homem. O planejamento dos transportes e da mobilidade não fugiu à regra racionalista e ao longo de anos da sua aplicação, desde a criação dos modelos que relacionam transportes e uso do solo, tem-se compreendido a realidade dos deslocamentos urbanos sob a visão de causa e efeito. A aproximação teórica da geografia humana com os estudos de percepção ambiental lançou uma nova luz sobre as questões ligadas às dimensões psicológicas das relações entre o comportamento humano e o ambiente físico e/ou natural, inserindo aí a questão da mobilidade, a orientabilidade e a legibilidade urbana. Este trabalho investigou as relações existentes entre as representações espaciais da cidade de Uberlândia-MG e os padrões de mobilidade de seus habitantes. Descrevem-se os padrões da imagem pública da cidade pesquisada e as representações espaciais dos diferentes grupos de usuários das vias públicas e suas relações com a legibilidade do espaço urbano e os padrões de mobilidade definidos pelo seu modal de deslocamento (a pé, por ônibus e por automóvel).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81764268-
Appears in Collections:TESE - Geografia

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