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dc.creatorSilva, Arcivaldo Gomes da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:51Z-
dc.date.available2016-06-17-
dc.date.available2016-06-22T18:42:51Z-
dc.date.issued2014-08-27-
dc.identifier.citationSILVA, Arcivaldo Gomes da. Rousseau e o caminho tortuoso da humanidade da igualdade natural à desigualdade civil. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.435por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15603-
dc.description.abstractLa question de l\'inégalité sociale se retrouve dans la production philosophique de Jean- Jacques Rousseau et pour clarifier as genèse une étude approfondie de l\'homme est nécessaire depuis lês débuts à nos jours, em analysant comment cet homme aurait vécu dans um état de nature, passant par période de pré-sociale et de la recherche de clôture analyse comment est l\'homme qui vit dans la société civile établi. En 1753, Rousseau écrit travail Discours sur l\' origine et lês fondements de l\'inégalité parmi lês hommes em qui retrace lechemin tortueux pris par l\'homme depuis le début , c\'est à dire, l\'état de la nature créé e par hypothèse, par la formation de familles qui ont été les premières cellules sociales - jusqu\'à ce que la formation de la sociéte civile. Ce passage de l\'état de l\'homme nature là l\'homme social est um être donné, selon le Genevois, em raison d\'une somme de facteurs externes inondations dans certaines régions, de longues périodes de sécheresse dans d\'autres, lês pénuries alimentaires dans certaines périodes de forçage migration à une autre zone déjà habitée par d\'autres individus - ajoutée à dês facteurs internes tels que la rationalité et de lafaculté de renforcer ce son uniquement dês caractéristiques humaines. Mais l\'accent a été mis la critique de Rousseau de luxe , legoût raffiné, letraitement de l\'amour de soidans l\'amour-propre qui a créé la fierté et le désir de reconnaissance et surtout la formation de la propriété privée qui a dês hommes à la dépendance envers um parent autres.fra
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRousseaupor
dc.subjectDesigualdadepor
dc.subjectDesnaturaçãopor
dc.subjectPropriedade privadapor
dc.subjectRousseaufra
dc.subjectLa dénaturationfra
dc.subjectLa propriété privéefra
dc.subjectRousseau, Jean-Jacques, 1712-1778 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectFilosofia moderna Séc. XVIIIpor
dc.subjectFilosofia francesa Séc. XVIIIpor
dc.titleRousseau e o caminho tortuoso da humanidade da igualdade natural à desigualdade civilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva Neto, Sertório de Amorim e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766087U7por
dc.contributor.referee1Almeida Júnior, José Benedito de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738409H4por
dc.contributor.referee2Martins, Adriano Eurípedes Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684E0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137428P1por
dc.description.degreenameMestre em Filosofiapor
dc.description.resumoO tema da desigualdade social é recorrente na produção filosófica de Jean-Jacques Rousseau e para esclarecer a sua gênese se faz necessário um amplo estudo do homem desde os primórdios até os nossos dias, analisando como teria sido esse homem vivendo em estado de natureza, passando pelo período pré-social e concluindo a pesquisa analisando como se encontra o homem que vive na sociedade civil estabelecida. Em 1753 Rousseau escreveu a Obra Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens na qual traça o tortuoso caminho percorrido pelo homem desde as origens, ou seja, o estado de natureza criado hipoteticamente, passando pela formação das famílias que foram as primeiras células sociais - até a formação da sociedade civil. Essa passagem do homem da condição de homem natural para um ser social se deu, segundo o genebrino, por conta de uma somatória de fatores externos inundações em algumas regiões, longo períodos de seca em outras, escassez de alimentos em alguns períodos forçando a migração para outra área já habitada por outros indivíduos somados a fatores internos como a racionalidade e a faculdade de se aperfeiçoar que são características exclusivamente humanas. Mas a ênfase de Rousseau se deu na crítica ao luxo, ao gosto refinado, à transformação do amor de si em amor próprio que criou o orgulho e o desejo de reconhecimento e principalmente à formação da propriedade privada que trouxe aos homens a dependência de uns em relação aos outros.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.435por
dc.orcid.putcode81762407-
dc.crossref.doibatchid4760f38e-67c9-4f29-9dee-77c4e5a21ac4-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Filosofia

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