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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15592
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Boileau e Perrault: um embate sobre a excelência e a eficácia do novo conhecimento |
Autor(es): | Portes, Enoque Marques |
Primeiro orientador: | Amitrano, Georgia Cristina |
Primeiro membro da banca: | Soares, Alexandre Guimarães Tadeu de |
Segundo membro da banca: | Lobo, Rafael Haddock |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto o conflituoso movimento entre modernidade e antiguidade em seus vários desdobramentos. A partir da disputa empreendida entre Perrault e Boileau inscrita na Querela Dos Antigos e Dos Modernos, o texto propõe um dimensionamento conceitual acerca das divergências e fundamentos desta antítese. O embate Boileau / Perrault oferece inúmeros elementos argumentativos para a apreciação dessa problemática, de modo que nele aquelas passagens consideradas mais significativas foram recortadas e trazidas ao centro investigativo desta dissertação. O novo e o velho, a sacralização e profanação da tradição, são algumas das vertentes discutidas a partir dos argumentos com os quais Boileau e Perrault se confrontaram. Perrault, como defensor dos tempos modernos, manifesta seu espírito de vanguarda ao questionar toda a tradição, ao colocar em dúvida os monumentos intelectuais da antiguidade. Ele está disposto a se desfazer de toda a obra dos antigos em favor da obra moderna. Contesta a validade do antigo conhecimento segundo o argumento de que nele estão incrustradas noções e ideias já superadas e que devem ser abandonadas. Os antigos já se tornaram, segundo Perrault, ídolos cristalizados, manifestações intelectuais que atrasam o desenvolvimento do novo conhecimento. E é justamente este seu espírito intransigente que atrai Boileau ao embate, e provoca este último a lutar ardorosamente contra aquilo que ele considera um profundo desconhecimento dos tempos e uma completa inépcia intelectual. Aquele que desvaloriza os antigos procede segundo um entendimento pífio daquela ciência, encontrando inconsistências que em verdade não são senão fragilidades da própria formação científica. Para Boileau, o novo conhecimento, se tomado na acepção precisa proposta por Perrault, é uma noção vazia de significado, uma vez que se coloca contra um conhecimento sem a consciência apropriada de seus frutos. Assim se desenrolará este embate. De um lado, Boileau acusa Perrault de desqualificar o que ele desconhece, o que invalidaria seu propósito. De outro, Perrault não aceitará esta acusação, ao pensar que é justamente o conhecimento excessivo dos antigos aquilo que ele desqualifica nos conservadores. Ambos os autores serão acusados pelo adversário de impropriedade no trato do conhecimento. É justamente este impasse aparentemente insolúvel o motor desta dissertação. No antagonismo entre a tradição e a ruptura proposta pelo novo fazer reside um profícuo solo conceitual a ser explorado. O que defendem efetivamente os conservadores, o que contestam os inovadores? Neste embate se destaca o desacordo inconciliável entre essas duas perspectivas. O propósito principal deste trabalho será justamente manter este caráter inconciliável para que os móbeis deste antagonismo sejam aflorados e expostos ao olhar filosófico. |
Abstract: | Cette dissertation a pour objet le mouvement plein de conflit entre la modernité et l\'Antiquité dans leurs diverses ramifications. Dès la dispute entre Perrault et Boileau inscrite dans la Querelle Sur Des anciens et Des moderns, le texte propose une investigation conceptuelle sur les différences et les fondements de cette antithèse. Le choc Boileau/Perrault donne nombreux éléments argumentatifs pour l\'évaluation de cette problématique. Ainsi, em lui, ces passages considérés comme plus importants ont été découpés et amenés au centre de l\'investigation de cette dissertation. Le nouveau et l\'ancien, la sacralisation et la profanation de la tradition, sont quelques-uns des aspects discutés depuis de l arguments dont Boileau et Perrault se sont confrontés. Perrault, en tant que défenseur des temps modernes, exprime son esprit à l\'avant-scène dans le questionnement de toute la tradition, en mettant en doute les monuments intellectuels de l\'antiquité. Il est prêt à se débarrasser de toute l oeuvre des anciens en faveur des ouvrages modernes. Il Conteste la validité des connaissances anciennes selon l\'argument qu\'il y a em lui des notions et des idées déjà dépassées et qui devraient être abandonnées. Les anciens sont devenus, selon Perrault, manifestations cristallisées, des idoles intellectuels qui retardent le développement de nouvelles connaissances. Et c\'est précisément cet esprit intransigeant qui attire Boileau au combat, et lui provoque à lutter avec ardeur contre ce qu\'il considère comme une ignorance profonde des temps et une complete insuffisance intellectuelle. Celui qui déprécie l\'anciens procède selon un pauvre entendement de leurs science, em trouvant des incohérences qui en fait ne sont que des fragilités de leur propre formation scientifique. À Boileau, les nouvelles connaissances, si prises dans les sens exacts proposés par Perrault, sont une notion vide de sens, car elles se présentent contre une connaissance sans conscience de ses fruits. De son coté, Boileau accuse Perrault pour disqualifier ce qu\'il ne entend pas, ce qui invaliderait leur but. De autre, Perrault n\'accepte pas cette accusation, tout en pensant que c\'est précisément la connaissance excessive des anciens qu\'il disqualifie dans les conservateurs. Les deux auteurs s accusent mutuellement d incurie dans le traitement de la connaissance. C\'est précisément cette impasse apparemment insoluble le moteur de cette dissertation. Dans l\'antagonisme entre tradition et rupture proposée pour le nouveau faire se trouve un motif conceptuel fructueux à explorer. Qu est-ce que les conservateurs effectivement défendent, qu est-ce que contestent les innovateurs ? dans cet affrontement se distingue le désaccord irréconciliable entre ces deux points de vue. Le but principal de ce travail est précisément celui de maintenir cette caractéristique irréconciliable afin que les mobiles de ce antagonisme soient discutés et exposés au regard philosophique. |
Palavras-chave: | Tradição Antiguidade Novidade Mots clé: tradiction Antiguité Nouveauté Tradição (Filosofia) Querela entre antigos e modernos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Filosofia |
Referência: | PORTES, Enoque Marques. Boileau e Perrault: um embate sobre a excelência e a eficácia do novo conhecimento. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândica, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.274 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.274 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15592 |
Data de defesa: | 22-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Filosofia |
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