Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15589
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O conceito de mundo em "Ser e tempo" de Heidegger
Author: Lourenzo, Douglas Ferreira de
First Advisor: Soares, Alexandre Guimarães Tadeu de
Summary: O debate existente, na história da filosofia, que tem por pauta esclarecer o que seja de fato o ser, cada vez mais é recorrente. A explicação para tal ocorrência se dá pela gama de interpretações que se referem sobre essa temática. O intuito de clarificar uma dessas interpretações é a justificativa mais adequada para o estudo aqui em voga. A partir da filosofia heideggeriana, se investigará esse assunto tendo em vista não somente responder sobre o que seja o ser, mas principalmente como a resposta de estrutura tomando como ponto de partida a existência. Existência esta, que se estrutura como seu ser-nomundo e que se dá no existir do Dasein junto ao mundo e na relação que esse estabelece com os instrumentos que nele se encontram possibilitando, portanto, o fenômeno da mundidade. Dasein é o termo utilizado por Heidegger para designar o ente desse ser, o qual, por sua vez, se refere a um ente que sendo, ou, existindo está sempre a interpretar o seu próprio ser. Um ente capaz de avaliar a estrutura que o faz se constituir em um ser. O entendimento de seu ser é uma determinação de ser do Dasein, e o ente que assim se comporta tem a sua essência fundada na existência. Uma vez que o Dasein descobre o seu ser como existente em um mundo, ou, em um contexto específico, nada mais lógico do que conceber o entendimento originário que lhe é característica, integrada a uma compreensão de mundo.
Abstract: The existing debate in the history of philosophy, whose agenda clarify what is actually being increasingly recurs. The explanation for this occurrence is the range of interpretations that refer on this topic. The need to clarify one of these interpretations is the most suitable for the study here in vogue justification. From Heidegger\'s philosophy, if you will investigate this matter with a view to not only answer questions about what is being, but mainly as a response structure, taking as its starting point the existence. This existence , which is structured as their being in the world and which gives the existence of Dasein with the world and the relationship that establishes the instruments found therein, thus enabling the phenomenon of worldliness. Dasein is the term used by Heidegger to designate the being of this being, which, in turn, refers to an entity that is , or, if there is ever to interpret their own being. An entity capable of evaluating the structure that does constitute a being. Understanding your being is a determination of Dasein\'s being , and one who has thus behaves essentially based on the existence. Since Dasein discovers his being to exist in a world, or in a specific context, nothing more logical than to conceive the original understanding that it is characteristic to an integrated understanding of the world.
Keywords: Dasein
Ser-no-mundo
Existência
Mundidade
Fenômeno e estrutura do ser
Being- in-world existence
Worldliness
Phenomenon and structure of being
Heidegger, Martin, 1889-1976
Existencialismo
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Quote: LOURENZO, Douglas Ferreira de. O conceito de mundo em "Ser e tempo" de Heidegger. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.283
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.283
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15589
Date of defense: 24-Apr-2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConceitoMundoSer.pdf888.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.