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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15581
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Corrêa, Eduardo Arantes | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:42:49Z | - |
dc.date.available | 2014-09-23 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:42:49Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-24 | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Eduardo Arantes. On his majesty s secret service, the thought: The uses of the philosophical space, its implications, and the role of art. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.237 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15581 | - |
dc.description.abstract | The aim of this study is to examine the meaning of the act of thinking and its implications on the possibility of doing or not philosophy. From the exposition of Gilles Deleuze about what the thought is, I try to point out his secret or not formally announced uses. This means that if philosophy creates concepts, it is because they refer to universal problems, meaning, in other words, that they always repeat themselves, responding to the particular needs of each time. If the problem of thought as noted by Deleuze is universal, this work tries to comprehend how philosophical discourses are constructed, either causing the difference or neutralizing the ability that the Other also have to think and create. Hence, even exercised by images (in the case of the art), philosophy as a way to justify the intentions of thought would create double-sided monsters with the retails of its history: both affirming the forms of life and making the existence an unhappy process of recognition. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Deleuze | por |
dc.subject | Pensamento | por |
dc.subject | Monstro | por |
dc.subject | Recognição | por |
dc.subject | Thought | eng |
dc.subject | Philosophy | eng |
dc.subject | Monster | eng |
dc.subject | Recognition | eng |
dc.subject | Deleuze, Gilles, 1925-1995 | por |
dc.subject | Pensamento - Filosofia | por |
dc.subject | Cognição | por |
dc.title | A serviço secreto de sua majestade, o pensamento: os usos do espaço filosófico, suas implicações, e o papel da arte | por |
dc.title.alternative | On his majesty s secret service, the thought: The uses of the philosophical space, its implications, and the role of art | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Amitrano, Georgia Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778588Z7 | por |
dc.contributor.referee1 | Lobo, Rafael Haddock | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768460J7 | por |
dc.contributor.referee2 | Almada, Leonardo Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744294U8 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428534U6 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Filosofia | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é examinar o significado do ato de pensar e suas implicações diante da possibilidade de se fazer ou não filosofia. Partindo da exposição de Gilles Deleuze sobre o que é pensamento, procuro apontar para seus usos secretos ou não formalmente anunciados. Isso significa que se a filosofia cria conceitos, é porque eles referem a problemas universais, ou seja, que se repetem sempre, respondendo não obstante às necessidades particulares de cada tempo. Se o problema do pensamento tal como notado por Deleuze é universal, trata-se de compreender a forma como os discursos filosóficos são construídos, seja para provocar a diferença, seja para neutralizar a capacidade que o Outro também teria de pensar e criar. Donde, até mesmo exercitada por imagens (no caso da arte), a filosofia como forma de justificar as intenções do pensamento criaria com retalhos de sua história um monstro de dupla face: tanto afirmando as formas de vida quanto tornando a existência um processo infeliz de recognição. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.237 | por |
dc.orcid.putcode | 81762429 | - |
dc.crossref.doibatchid | 6bda9598-e242-43c6-81dc-5768926013e9 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Filosofia |
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