Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15548
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A questão do conhecimento em Vico como fundamento para uma filosofia da história, a partir do conceito de natureza humana
metadata.dc.creator: Muniz, Alex Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Neto, Sertório Amorim e
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Vladimir Chaves dos
metadata.dc.description.resumo: Giambattista Vico (1668-1744) fundou uma nova ciência, a ciência da história. Para que se encontre uma teoria que oriente a compreensão da história, deve-se tentar responder a questão filosófica da possibilidade de a história, entendida como a sucessão de feitos humanos ao longo do tempo, ter algum princípio racional que oriente a leitura, e se as sucessões dos fatos históricos têm em si mesmos indícios de algum encadeamento racional. Em Vico, a história é em si mesma o desenvolvimento de uma aspiração humana, pela justiça. Aqui, sem que se perceba, já se está no âmbito da filosofia da história. A filosofia da história é uma disciplina filosófica que lida com a sucessão dos acontecimentos históricos. O estudioso que se detêm na meditação sobre a história da humanidade busca a compreensão que acontece a partir de um narrar para si mesmo, o contar novamente para si mesmo, a partir de certas constantes do comportamento humano, de acordo com os ditames do conhece-te a ti mesmo , os feitos dos antepassados.
Abstract: Giambattista Vico (1668-1744) founded a new sacience, the science of history. In order to find a philosophical theory to guide the understanding of history, one should try to answer the philosophical question of the possibility of history, understood as the succession of human achievement over time, have some rational principle to guide the reading, and if the succession of the historical facts are in themselves true evidence of some rational chain. According to Vico, history is in itself the development of an aspiration for justice. Here, without notice, is already in the philosophy of history. The philosophy of history is a philosophical discipline that deals with the succession of historical events. The scholar who dwells in meditation on the history of the humanity seeks to understand what happens from one to tell himself, telling himself again, from certain constants in human behavior, according to the dictates of know thyself the deeds of the ancestors.
Keywords: Giambattista vico
Ciência
Filosofia da História
Science
Philosophy
Philosophy of history
Vico, Giambattista, 1668-1744 - Crítica e interpretação
Filosofia moderna - Séc. XVIII
Filosofia italiana - Séc. XVIII
História - Filosofia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Citation: MUNIZ, Alex Gonçalves. A questão do conhecimento em Vico como fundamento para uma filosofia da história, a partir do conceito de natureza humana. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15548
Issue Date: 31-Aug-2011
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf505.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.