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dc.creatorPombo, Rafael Reis-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:46Z-
dc.date.available2012-03-16-
dc.date.available2016-06-22T18:42:46Z-
dc.date.issued2011-11-03-
dc.identifier.citationPOMBO, Rafael Reis. A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno. 2011. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.138por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15547-
dc.description.abstractThe Adorno s philosophy makes its way out of the tradition since the starting point, since the relationship between thought and reality that outlines. As a consequence, differentiates itself from this tradition by its way to consider the constitution of the reality, by the new cognitive procedures that uses, by the linguistic treatment required for the expression of them and, at last, by the approximation to the discourse of art, more specifically to the atonal music. At the same time, Adorno refuses and denounces the pretension of a total knowledge, the imposition of a rational order to reality, the procedure of abstraction as a tool of the identity thinking, the textual form of the philosophic treatise with its systematic configuration, the making of an absolute logic and the scientific inspiration of the tradition. This text is an attempt to reproduce this itinerary of Adorno and its concomitant critique to the traditional philosophic projects. With this, shows the reasons of the propagated similarity between Adorno s philosophy and Schoenberg s music, or, in other words, presents the origins of the need to approximate the philosophic discourse to the discourse of music.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectLógicapor
dc.subjectArtepor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectAtonalismopor
dc.subjectEpistemologyeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectLogiceng
dc.subjectArteng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectAtonalismeng
dc.subjectAdorno, Theodor W., 1903-1969 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectFilosofia moderna - Séc. XXpor
dc.subjectMúsica - Filosofia e estéticapor
dc.titleA música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adornopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Rafael Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784343H3por
dc.contributor.referee1Gomide, Ana Paula de ávila-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778920D8por
dc.contributor.referee2Silva, Eduardo Soares Neves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794721E5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250668J9por
dc.description.degreenameMestre em Filosofiapor
dc.description.resumoA filosofia de Adorno traça seu caminho fora da tradição desde o seu ponto de partida, desde a relação entre pensamento e realidade que esboça. Como consequência, diferencia-se dessa tradição por sua maneira de considerar a constituição da realidade, pelos novos procedimentos cognitivos adotados, pelo trabalho linguístico necessário à expressão destes e, por fim, pela aproximação ao discurso da arte, mais especificamente da música atonal. Ao mesmo tempo, Adorno recusa e denuncia a pretensão de um conhecimento total, a imposição de uma ordem racional ao real, o procedimento da abstração como ferramenta do pensamento identificador, a forma textual do tratado filosófico com sua configuração sistemática, a absolutização da lógica e a inspiração científica da tradição. Este texto é uma tentativa de reproduzir esse itinerário adorniano e sua concomitante crítica aos projetos filosóficos tradicionais. Com isso, mostra os motivos da propalada semelhança entre a filosofia de Adorno e a música de Schoenberg, ou, em outras palavras, apresenta as origens da necessidade de se aproximar o discurso filosófico ao discurso musical.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.138-
dc.orcid.putcode81762487-
dc.crossref.doibatchid80117cfb-5c18-4069-9e9b-71788a7d163f-
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