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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Ensino de línguas no contexto da hotelaria: problematizando o conceito de análise de necessidades
metadata.dc.creator: Choze, Iza
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Alice Cunha de
metadata.dc.contributor.referee1: Lessa, Angela Brambilla Cavenaghi Themudo
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes Filho, Waldenor Barros
metadata.dc.description.resumo: O estudo aqui relatado foi motivado por um problema detectado em nossa prática como professora da disciplina Língua Inglesa em um curso de Administração com Habilitação em Hotelaria, em uma universidade pública, no estado de Goiás. Apesar de o referido curso estar funcionando desde 2000, a disciplina de Língua Inglesa (LI) parece não estar atendendo às necessidades dos alunos, no sentido de capacitá-los a atuarem no mercado de trabalho. Pareceu-nos, então, que um programa de curso específico para áreas específicas deveria privilegiar a formação dos profissionais. Julgamos, então, importante investigar até que ponto um curso de Inglês Instrumental poderia atender às necessidades dos alunos e do mercado de trabalho na região. No entanto, ao sugerirmos o uso da Abordagem Instrumental, esbarramonos em um questionamento, uma vez que a característica principal da abordagem de ensino de Inglês para fins específicos é a chamada Análise de Necessidades. Deveríamos então descobrir inicialmente quais são as necessidades do profissional da área da hotelaria na região. Questionávamos, porém, se a noção de subjetividade que está por trás da abordagem instrumental e, portanto, do instrumento Analise de Necessidades (que é o ponto de partida para a adoção da abordagem), daria conta de outros atravessamentos como aqueles que estão no plano do inconsciente e que envolvem, por exemplo, os processos de identificação com a língua alvo. Essas reflexões advêm do fato de percebermos que a Abordagem Instrumental está apoiada em pressupostos que prevêem a existência de um sujeito cognoscente, centrado, com total controle sobre si mesmo e sobre seu consciente. O desejo de aprender Inglês pode ser manifestado pela possibilidade de inserção no mundo globalizado. Contudo, essa necessidade não é suficiente para garantir sucesso na aprendizagem. O setor do turismo, principalmente o da hotelaria, é bastante representativo do mundo globalizado. Espaço de múltiplas representações e simbolizações, a hotelaria veicula seu universo em várias línguas, dentre as quais, o Inglês, que está cada vez mais presente. Para entender melhor o contexto estudado, buscamos, na fundamentação teórica, apresentar definições dos conceitos de: Abordagem Instrumental; Análise de Necessidades; sujeito; subjetividade; identidade e identificação. Utilizamos à pesquisa interpretativista (pois, nesse método, o objeto de estudo é o ponto de vista dos pesquisados) junto aos alunos do 4º ano do Curso de Administração com Habilitação em Hotelaria e também junto aos profissionais de hotelaria de turismo da cidade de Caldas Novas.
Abstract: This study resulted from a problem detected as a teacher of EFL in a Hotel Administration course at a public university in the State of Goiás. Although the course started in 2000, the EFL class seemed not to meet the marketplace needs of the students. It seemed logical that a new plan for specific areas would further aid them in their professional preparation. The need to investigate to what degree a course in English for Specific Purposes would meet the needs of the students and the job market seemed important. English for Specific Purposes raised certain questions, since the principal characteristic of EFL with specific goals is the so called Needs Analysis. What are the principal needs of hotel workers in the region? It was questioned whether the subjectivity underlying the instrumental approach, and therefore of the Need Analysis instrument as its starting point, would take into account other influences such as those at the unconscious level, for example, the processes of identification with the target language. These reflections arise from the fact that the ESP Approach exists solely because it presupposes the existence of a self-aware, centered, knowing subject, with complete control of self and of conscience. The desire to learn English can be manifested as a possibility of insertion in the globalized world. This need, however, is not sufficient to guarantee successful learning. The tourism sector, principally the hotel trade, is highly representative of the global market. With its multiple representations and symbols, the hotel trade promotes its universe with various languages, among which English is ever the more present. To aid in the understanding of the context, the theoretical fundamentation presents definitions of concepts such as: ESP Approach; Needs Analysis; subject; subjectivity; identity and identification. Since the object of the study is the point of view of those researched, an interpretative research method was utilized among fourth year students in Hotel Administration as well as with hotel workers in the tourist resort of Caldas Novas, Goiás.
Keywords: Inglês Instrumental
Análise de Necessidades
Subjetividade
Sujeito
Identidade
Identificação
English for Specific Purposes
Needs Analysis
Subjectivity
Subject
Identity
Identification
Língua inglesa Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Citation: CHOZE, Iza. Ensino de línguas no contexto da hotelaria: problematizando o conceito de análise de necessidades. 2006. 83 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15504
Issue Date: 29-Nov-2006
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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