Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15502
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorO´connell, Daniel Mateus
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:36Z-
dc.date.available2007-11-01
dc.date.available2016-06-22T18:42:36Z-
dc.date.issued2007-07-31
dc.identifier.citationO´CONNELL, Daniel Mateus. Leitura : interpretação e nível cognitivo-valorativo. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15502-
dc.description.abstractThe objective of this research was to find out if there is a correlation between the stages of cognitive-appraisal development and text interpretation, according to the theoretical proposal of Kohlberg (1969). In order to fulfill this aim, some theoretic assumptions related to research tendencies in reading; to reading in the Brazilian context, as well as to the cognitive-appraisal aspects involved in reading performance were taken into account. The field of study for this action based research was an English language school. An informative questionnaire and an authentic English Biblical text followed by a post-reading test were used as means of research. In order to evaluate the data, the intellectual reflections on the post-reading test were examined by the collaborators taking into consideration the appraisal indexes established by Kohlberg (1969). The analyses manifested that different levels of appraisal development, such as pre-conventional, conventional and post-conventional were presented by the readers. This suggests that each reader appraises the reading in a different manner and depending on the situation these appraisals can even be contradictory. The results indicate that interpretation depends on the cognitive-appraisal level attained by the reader, as initially expected in the beginning. It was a surprise; however, to discover that interpretation does not depend on the age or experience of the reader. Therefore, it is impossible to establish precise levels of cognitive-appraisal development.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectValoraçãopor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectCognitioneng
dc.subjectAppraisaleng
dc.titleLeitura : interpretação e nível cognitivo-valorativopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Jesus, Osvaldo Freitas de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787932E9por
dc.contributor.referee1Mello, Dilma Maria de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0por
dc.contributor.referee2Gomes, Luiz Roberto
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761059J5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717523H5por
dc.description.degreenameMestre em Linguísticapor
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou verificar se há correlação entre os estágios de desenvolvimento cognitivo-valorativo e o da interpretação na leitura, segundo o postulado teórico de Kohlberg (1969). Para isso, foram considerados alguns insumos teóricos referentes às tendências da pesquisa na leitura, a leitura no contexto brasileiro e os aspectos cognitivo-valorativos envolvidos no desempenho da leitura. Esta pesquisa ação teve como cenário uma escola de idiomas. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados um questionário informativo e um texto bíblico autêntico em inglês, seguido de um teste de pós-leitura. Para a análise dos dados, foram consideradas as reflexões no teste de pós-leitura, levando em consideração os indícios valorativos apresentados pelos colaboradores, estabelecidos por Kohlberg (1969). As análises dos dados mostram que cada leitor apresenta atributos de nível de desenvolvimento valorativo diferentes, ou seja, valoração pré-convencional, valoração convencional ou valoração pós-convencional. Isso sugere que indivíduos-leitores atribuem valoração de maneira diferente ou até mesmo contraditória dependendo da situação. Os resultados indicam que a interpretação é função do estágio de desenvolvimento cognitivo-valorativo do leitor, como se esperava no início. Surpreendeu, entretanto, que o nível cognitivo-valorativo do leitor não se dá em função da idade ou mesmo da experiência do leitor. Cada leitor tem uma história de desenvolvimento, portanto não se podem estabelecer níveis estanques de desenvolvimento cognitivo-valorativo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765666-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DMOconnellDISPRT.pdf588.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.