Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15500
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: As múltiplas vozes constitutivas do personagem-escritor no romance A Festa de Ivan Angelo
metadata.dc.creator: Soares, Vanderleia Cassiana Helmer
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernandes, Cleudemar Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, João Bôsco Cabral dos
metadata.dc.contributor.referee2: Sargentini, Vanice Maria Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O estudo que ora apresentamos destina-se a explicitar a constituição da personagemescritor do romance A Festa, de Ivan Ângelo. Para o desenvolvimento de nossa análise, tomaremos como referência as múltiplas vozes que o permeiam considerando as relações sócio-históricas e ideológicas inerentes ao processo de constituição do personagem-escritor nas diferentes posições sujeito por ele ocupadas. Quanto à estruturação desta pesquisa, num primeiro momento, procuramos abordar os pressupostos teóricos conceituais que nortearão o trabalho e nos ater às noções pertinentes ao estudo a que nos propomos, conforme apontamos: o conceito de formação discursiva; as noções de enunciado e enunciação; a noção de sujeito; as noções de discurso e de interdiscurso e sobre as noções de heterogeneidade e polifonia. Assim, colocaremos que a constituição do sujeito (personagem-escritor) se processa no e pelo discurso, em que, quem fala o faz de um determinado lugar numa dada situação e conjuntura, daí o sujeito ser sócio-histórico e ideologicamente constituído. Num segundo momento, apresentamos o conceito de autoria com base nos estudos de Foucault. O sujeito quando ocupa uma posição no espaço vazio da função-autor é afetado por sua inscrição no social, o que estabelece conflitos na produção de sentido e mostra que a significação está sempre em processo de constituição. No terceiro capítulo apresentamos as condições históricas e sociais em que o romance A Festa foi produzido para, em seguida, analisarmos os fragmentos delimitados na pesquisa. No quarto capítulo procedemos à análise de dez fragmentos apresentados pelo narrador como Anotações do escritor , no capítulo Antes da Festa , e um fragmento em que o narrador mostra o desfecho do personagem-escritor no último capítulo, Depois da Festa . Esses fragmentos constituem os dizeres do escritor (ficcional) que é também personagem, e que busca, a partir desse lugar de escritor, controlar os sentidos e estabelecer unidade ao discurso, mas, que após a análise, mostram-se dispersos e contestadores do momento sócio-histórico em que o personagem-escritor encontra-se inserido.
Abstract: The present study aims to reveal the formation of the writer-character on the novel The Party, by Ivan Ângelo. In order to develop the analysis, the various voices which permeate the story are taken as reference, considering the socio-historical and ideological relations inherent to the process of formation of the writer-character on the different positions of the subject which he occupies. About the framing of this research, at first there is an approach to the theoretical and conceptual assumptions which will guide the work. There is also the presentation of the notions which are pertinent to the study proposed to do, which are: the concept of discoursive formation; the notion of enunciation; the notion of subject; the notions of discourse and interdiscourse and the notions of heterogeneity and polyphony. Therefore, one could say that the formation of the subject (character-writer) is processed on and by the discourse, in which who speaks does it from a certain location, on a certain situation and group of circumstances. That is the reason why the subject is socio-historically and ideologically constituted. On a second moment, the concept of authorship is presented based on the studies of Foucault. The subject, when occupies a position on the empty space of the author-function, is affected by its location on the social structure, which establishes conflicts on the production of meaning and shows that signification is always a process. On the third chapter the social and historical conditions in which the novel The Party was produced are presented, for the fragments embraced by the research could be analyzed. On the fourth chapter brings the analysis of the ten fragments presented by the narrator as the notes of the writer , on the Before the party chapter , and one fragment in which the narrator shows the demise of the writer-character on the last chapter, After the party . These fragments form the sayings of the (fictional) writer, who is a character as well, and who attempts, from this position of writer, to control the meanings and to grant unity to the discourse. After the analysis, however, they prove themselves to be scattered and objectors to the socio-historical moment in which the writer-character finds himself inserted in.
Keywords: Análise do discurso
Dialogismo
Autoria
Ideologia
Ditadura militar
Discourse analysis
Dialogism
Authorship
Ideology
Brazilian military dictatorship
Ângelo, Ivan, 1936- - Crítica e interpretação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Citation: SOARES, Vanderleia Cassiana Helmer. As múltiplas vozes constitutivas do personagem-escritor no romance A Festa de Ivan Angelo. 2007. 96 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15500
Issue Date: 19-Jul-2007
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VCHSoaresDISPRT.pdf441.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.